Philippe Wahl, Presidente e Diretor Executivo de La Poste, Rodolphe Saadé, Presidente e Diretor Executivo do CMA CGM Group, Yves Delmas, Diretor Executivo da GeoPost, e Mathieu Friedberg, Diretor Executivo da CEVA Logistics assinaram em Paris, no dia 7, um memorando de entendimento.
O documento diz respeito ao estabelecimento de uma relação comercial mais estreita entre a filial da La Poste, a GeoPost e a CEVA Logistics, uma filial do Grupo CMA CGM, capitalizando os seus respetivos conhecimentos, serviços e áreas de operação na entrega, transporte e armazenamento de encomendas.
O Grupo CMA CGM e o Grupo La Poste desenvolveram competências líderes na indústria de logística e transporte através das suas respetivas filiais. A GeoPost é um dos nomes líderes na Europa na entrega de encomendas a empresas e particulares, com uma extensa rede europeia de entrega de encomendas. Entregou 2,1 mil milhões de encomendas em todo o mundo em 2021 graças à sua rede de mais de 1.200 centros e depósitos, mais de 86.000 veículos e mais de 120.000 especialistas em entregas em todo o mundo. Por seu turno, com 1.300 locais e operações em 170 países, a CEVA Logistics oferece serviços de logística contratual, expedição de mercadorias e transporte rodoviário de médio e longo curso em todo o mundo.
O acordo inclui também a vontade de desenvolver uma nova economia circular e serviços logísticos urbanos em França e na Europa. Em conjunto, as duas empresas propõem-se investigar formas de reduzir o impacto de carbono das entregas dos seus clientes, incluindo entregas urbanas com baixo teor de carbono. O Grupo CMA CGM tem como objetivo atingir as zero emissões até 2050. As entregas do Grupo La Poste têm sido neutras em carbono desde 2012; mede a pegada de carbono de cada encomenda e pretende reduzi-la tanto quanto possível e compensar quaisquer emissões remanescentes, tudo com vista a reduzir as suas emissões de carbono por encomenda em 30% entre 2013 e 2025.