A ENGIE Hemera instalou na base logística do Grupo Os Mosqueteiros, em Paços de Ferreira, mais de 2 mil módulos fotovoltaicos, que ocuparão uma área de cobertura de quase 5.000 m². A instalação permite uma autonomia energética de 22% e a diminuição de 167 toneladas de CO₂ por ano da sua pegada de carbono.

Graças a esta solução, a base logística de Paços de Ferreira da cadeia de retalho vai poder produzir e consumir energia verde nas suas instalações, reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade, a poupança de energia e a aposta estratégica na produção de energia própria.

Esta estratégia permite anular 22% das necessidades de consumo desta plataforma logística e atenuar o efeito do crescente aumento dos custos da eletricidade em Portugal, que tanto afeta o setor empresarial.

A instalação de 2.222 módulos na cobertura, numa área total de 4.830 m², permite atingir a potência instalada de 1MWp e criar, em média, uma produção energética anual de 1.256 MWh.

“A transição energética das nossas atividades é uma prioridade. Queremos contribuir com a geração de energia verde para tornar a nossa operação cada vez mais autossuficiente ao nível energético, reduzir os custos com a fatura de eletricidade, mas também para fazer a nossa parte na sustentabilidade ambiental, uma urgência que a todos diz respeito. O projeto realizado com a ENGIE Hemera é algo de que muito nos orgulhamos e que vai ter um impacto muito significativo no nosso dia a dia”, sublinha David Silva, Administrador da Logística do Grupo os Mosqueteiros.