Propomos-lhe uma rápida incursão pelas principais iniciativas da SCM em 2022 e convidamo-lo a espreitar os eventos já programados para 2023. É que, como desde o primeiro dia, a nossa missão não se esgota no “instantâneo” da atualidade no digital ou na periodicidade de uma edição.
2022 foi, a todos os níveis, e para uma gigantesca maioria, atípico. Ainda assim, há que reconhecê-lo, foi um ano generoso e muito positivo em termos de eventos e iniciativas, próprias, ou dinamizadas pela SCM com terceiros.
Foram múltiplos e de diferente natureza, consoante o setor, os desafios que se colocaram, e ainda colocam, às cadeias de abastecimento. Por isso, a Supply Chain Magazine entrou em 2022 com um conjunto de conferências sectoriais organizadas no intuito de promover o debate, a análise e o pensamento crítico junto dos profissionais de supply chain.
Se há sector que tem estado debaixo de pressão é o da indústria automóvel. Da falta de chips e outras matérias-primas aos custos de transporte e até à falta dele, passando pela descarbonização, pela digitalização e pela mudança de paradigma, com o crescimento dos veículos elétricos, são múltiplos os desafios e as mudanças com impacto nas cadeias de abastecimento dos construtores automóveis e também dos seus fornecedores. Por isso, a primeira conferência sectorial de 2022 foi precisamente a AUTOMOTIVE Portugal.
2022: um ano cheio e em cheio
9 de fevereiro | AUTOMOTIVE Portugal
“Tecnologia, Ambiente e Pessoas são o futuro da logística” foi o tema-chave de mais uma edição da conferência AUTOMOTIVE Portugal, que a SCM promoveu logo no início do ano, em formato híbrido e transmissão em streaming. Apesar das incertezas é da aposta na inovação, no desenvolvimento de novos produtos, na sustentabilidade e na qualificação das pessoas que vai assentar a retoma no setor da indústria automóvel. Com os oradores em palco, a partir da Porto Business School, foram duas horas consagradas a explorar alguns caminhos para o futuro da logística automóvel.
4 de março | Agrologística
“Cadeias de abastecimento à prova de futuro” foi o mote para o evento digital que reuniu online um vasto conjunto de profissionais para duas horas de partilha de experiências e de ideias sobre os desafios que todos os que estão na logística e nas cadeias de abastecimento do setor agroalimentar estão e vão continuar a enfrentar.
10 de março | Pharma Supply Chain
“Integração e colaboração na logística são o pilar” foi o mote para a edição da conferência online, transmitida em live-stream, para todos os profissionais de logística e supply chain dos setores farmacêutico, hospitalar, cosmética, suplementos alimentares, dispositivos médicos e bio similares. Da gestão eficaz da distribuição à melhoria da visibilidade e da segurança, a cadeia de abastecimento dos setores Farma & Healthcare é uma combinação de complexidade, desafios e riscos. Integração tecnológica e colaboração entre parceiros mostram-se fundamentais para imprimir eficiência na logística e gestão destas cadeias de abastecimento.
25 de março | Procurement Digital Conference
O papel do procurement foi crítico e também decisivo nestes últimos dois anos. A pandemia e todas as disrupções que se têm sentido nas cadeias de abastecimento destacam a importância desta área e destes profissionais, mas também a necessidade de mudar algumas das variáveis do jogo. Como “Fazer a diferença através do procurement” foi o que oradores e participantes em modo remoto procuraram, em conjunto, escrutinar.
7 de abril | Fast Moving Consumer Goods (FMCG)
O foco esteve nas dinâmicas e desafiantes cadeias de abastecimento dos FMCG. Depois de dois anos de pandemia continuam a ser muitas as pressões e os desafios que se colocam às cadeias de abastecimento dos produtos de grande consumo, assim como aos retalhistas. Quem se posiciona no segmento de FMCG sabe bem como são estranhos e incertos estes tempos. Para garantir que a oferta e a procura estão alinhadas é fundamental que as supply chains sejam também elas Fast Moving e acompanhem os desafios a que indústria e distribuição têm que responder, evidenciando que a supply chain é, também ali, o elo mais forte.
09 – 10 de maio | SCM Conference
Voltámos ao formato presencial e finalmente reunimos ao vivo, a cores e em segurança os profissionais nacionais de supply chain para aquela que é a grande conferência anual da SCM. A logística e a gestão das cadeias de abastecimento enfrentam desafios e enormes oportunidades. A SCM Conference 2022 posicionou-se na linha da frente deste debate, em linha com o tema escolhido: “Cadeias de abastecimento – Da ambição à ação”. E continuam a ser muitos e grandes os desafios que pedem uma resposta por parte dos gestores e líderes da supply chain. Corolário da conferência foi o jantar de networking no primeiro dia, que juntou mais de 300 profissionais, ávidos de momentos presenciais, calorosos e de olhos nos olhos, depois de dois anos atrás de ecrãs.
15 – 16 de outubro | 24 Horas de Logística
Também as 24 Horas de Logística, evento formativo, em formato de jogo, organizado pela Sfori em parceria com a SCM, regressaram. A 15.ª edição aconteceu na fábrica da SuperBock Group, em Leça do Balio, e como habitualmente foi preciso mais do que energia para superar aquelas 24 Horas. Proatividade e sinergia entre os participantes fizeram toda a diferença para se chegar ao fim com a sensação de missão cumprida.
28 de outubro | Procurement Conferência
Um dia de networking, dedicado ao debate e à partilha de experiências e soluções para “Liderar a Transformação” através do procurement, uma das áreas que nos últimos anos mais tem marcado a diferença dentro das organizações foi a tónica dominante na edição de 2022 do nosso grande evento direcionado para os profissionais de compras e procurement. Procurámos reunir profissionais experientes para debater a atualidade e as tendências futuras, e como podem as empresas ajustar as cadeias de abastecimento aos contextos atuais, trazendo a palco, acima de tudo, respostas para as dúvidas que a todos assaltam.
2023: 365 oportunidades de fazer melhor
Antes de qualquer coisa e como sempre acontece a cada novo ano é isto que 2023 trará: 365 oportunidades, novinhas em folha, para fazer mais, melhor e diferente. E é esse o rumo traçado.
Desde a organização já em janeiro, em Guimarães, e pela primeira vez, da conferência Intralogística, focada nos avanços da intralogística – fortemente impulsionada pelo desenvolvimento tecnológico – numa vertente muito prática e privilegiando o network entre a oferta e a procura; passando pelo Logistics Portugal, uma iniciativa exclusiva da Supply Chain Magazine que leva o nome de Portugal à grande montra internacional de Logística da Europa: a feira Transport Logistic, de 9 a 12 de maio, em Munique, e que reúne no mesmo espaço empresas nacionais com serviços e soluções para o mundo da Logística, do Transporte e do Shipping; à SCM Conference no final de maio, em Lisboa e que terá como tema “Inovar na disrupção”; são muitas as oportunidades durante a primeira metade de 2023 para satisfazer as necessidades de informação e conhecimento dos profissionais do setor.
Entretanto, no segundo semestre está também prevista a SCM Ibéria (setembro, Madrid), em outubro a 16.ª edição das 24 Horas de Logística e a Procurement Conferência (10 de novembro) a encerrar os grandes eventos da SCM.
Mas não ficamos por aqui. Há em 2023 uma mão-cheia de boas razões para estar atento e ficar ligado, como é o caso das conferências setoriais, as que temos vindo a organizar, mas também algumas novas, fruto do papel desempenhado por algumas indústrias na nossa economia e da crescente importância que a logística e as operações têm vindo a conquistar na melhoria e desenvolvimento das mesmas.
A saber: Têxtil (03 de março), FMCG (20 de junho), Automotive (8 de setembro), Calçado (22 de setembro), Agrologística (27 de outubro), Metalomecânica (24 de novembro) e Pharma Supply Chain (12 de dezembro).
Em paralelo, continuaremos a levar até si o essencial do mundo da logística e das cadeias de abastecimento para que possa manter-se atualizado. Através do nosso site, das newsletters de logística e de procurement, da revista e das nossas redes sociais estamos sempre ligados, porque o tempo não pára e a supply chain também não.