A Transportes Paulo Duarte acabou de implementar um novo sistema de gestão operacional, localização e gestão de produtividade, desenvolvido pela Sentilant, uma empresa spin-off da Universidade de Coimbra, o DrivianTasks.
O sistema combina a tecnologia de ponta em sistemas web com soluções de mobilidade acessíveis para planear e controlar operações, operacionais e recursos em tempo real. Este é composto por uma app para telemóveis ou tablets, incluindo ainda um ambiente de gestão web orientado para a gestores operacionais ou de negócio.
Gustavo Paulo Duarte, o diretor-geral da Transportes Paulo Duarte, alega que “com a implementação do DrivianTasks, a Transportes Paulo Duarte dá continuidade à sua aposta na inovação, com a digitalização e automatização de processos, do planeamento ao controlo, indo ao encontro da estratégia de eficiência e sustentabilidade da empresa”, sublinhando que “este sistema é um exemplo real de como se podem criar formas inovadoras de colocar a tecnologia atual ao serviço das empresas e da sua gestão, a custos reduzidos. Além disso, o facto de ter sido desenvolvido em Portugal foi outro dos fatores que motivou a nossa escolha”.
Desta forma, o DrivianTasks irá permitir aos operacionais da Transportes Paulo Duarte obter informações atualizadas em tempo real sobre tarefas como serviços de transporte ou operações de campo e o seu progresso, possibilitando o planeamento e acompanhamento da produtividade da empresa e outros indicadores de negócio.
Este sistema, com recurso a geolocalização e GPS, será ainda capaz de otimizar rotas e processos de transporte, promovendo ainda a condução inteligente numa lógica proativa de poupança de combustível, redução dos custos de manutenção de veículos e gestão eficiente dos recursos humanos e técnicos. Para além desta função, este sistema permite analisar a evolução de indicadores de negócio, destacando-se pela simplicidade e flexibilidade, já que permite o controlo sobre a tarifação e faturação, rentabilidade das operações e análises do histórico de KPIs.
Assim, estas métricas facilitam as decisões por parte da empresa, dado que permitem ainda acompanhar o estado do negócio de uma forma mais profunda, com acesso a análises e relatórios configuráveis que auxiliam na previsão de tendências.
Gustavo Paulo Duarte remata que “com este investimento, queremos continuar a ser uma referência no segmento dos transportes rodoviários em todos os setores transversais à economia internacional, oferecendo uma proposta de valor de excelência e adaptada às necessidades e expetativas dos mais diversos clientes”.