A Marks & Spencer anunciou que vai comprar o seu próprio fornecedor de serviços de logística, a Gist, como parte da sua estratégia de transformação acelerada da cadeia de abastecimento alimentar.
O retalhista britânico Marks & Spencer (M&S) está a comprar todo o capital social da Gist à Storeshield por uma quantia inicial de £145m em dinheiro, com mais £110m acrescidos de juros a serem pagos a partir das receitas de alienação sob certas condições.
A mudança faz parte do plano plurianual da M&S para modernizar a sua rede de abastecimento alimentar, a fim de apoiar a sua estratégia de crescimento – que inclui o desenvolvimento de lojas maiores, a sua parceria com a Ocado Retail, e o seu acordo de abastecimento com a Costa Coffee.
A M&S tinha lançado o Projecto Vangarde, um programa de otimização da cadeia de abastecimento, em 2020, a fim de aumentar a eficiência na expansão do seu negócio alimentar.
Contudo, agora considerou que havia “uma oportunidade substancial de criar uma cadeia de abastecimento mais eficiente e eficaz”, investindo na sua rede para reduzir o custo do serviço, atualizar os sistemas herdados e melhorar a automatização.
A Gist, que conta com a M&S como seu principal cliente, fornece atualmente a maioria dos serviços logísticos da M&S Food através de uma rede de oito centros de distribuição primária e 10 centros de distribuição secundária localizados em todo o Reino Unido e Irlanda.
O CEO da M&S, Stuart Machin, afirmou que a decisão de comprar a empresa de logística significava que o retalhista estava “a assumir o controlo da nossa cadeia de abastecimento alimentar pela primeira vez na nossa história”.
“Este é o primeiro passo de um plano plurianual que irá transformar toda a cadeia de abastecimento”, acrescentou ainda.
O acordo visa apoiar os esforços da M&S para minimizar os custos operacionais e mitigar o impacto das perturbações da cadeia de abastecimento, particularmente com o impacto previsto do aumento da inflação nos rendimentos futuros.