Os CTT através do seu fundo de investimento TechTree, lançado de modo a apoiar startups e atividades de inovação nas pequenas e médias empresas, financiaram duas startups portuguesas do setor de operações e logística.

Esta decisão foi comunicada pela empresa quinta-feira, 14 de julho, em comunicado, e em questão está a empresa Kit-ar, que atua na área de realidade aumentada e inteligência artificial para a produção industrial, tendo uma plataforma que reduz erros de produção na indústria, de modo a expandir as capacidades e resultados dos trabalhadores no chão de fábrica e torná-los mais eficientes. Além desta, o investimento foi feito também na empresa Sensefinity, que trabalha na área da logística fornecendo métricas de mercadoria e bens críticos em tempo real às empresas, através da sua plataforma de Internet of Things para que as empresas possam ter visibilidade sobre a sua cadeia de abastecimento.

Para João Bento, CEO dos CTT, “o investimento nestas duas promissoras startups concretizam o propósito de criação do fundo TechTree. A KIT-AR e a Sensefinity podem contribuir para uma maior eficiência na atividade dos CTT e é com grande satisfação que estamos já a trabalhar com as duas empresas. Vamos continuar a procurar investimentos em startups, reforçando o contributo que os CTT têm dado ao desenvolvimento da economia nacional, reforçando a nossa estratégia de liderança na promoção da digitalização e do comércio eletrónico das empresas portuguesas”.

A operacionalização e acompanhamento destes investimentos e dos que possam vir a surgir será realizada pelo programa de interação com startups dos CTT, o 1520 StartuProgram. Este tem o papel de desenvolver e apoiar startups nacionais como de contribuir em simultâneo para o desenvolvimento do seu próprio ecossistema, ou seja, o programa visa abrir as portas da empresa ao respetivo ecossistema, procurando projetos que se enquadrem no seu negócio e potenciando áreas de colaboração conjunta com os benefícios recíprocos que daí advêm. O programa desde que foi criado já mapeou mais de 1800 empresas, contando com 29 projetos atualmente em curso: 12 em parcerias comerciais, 17 em projetos de co-criação (4 em piloto técnico e 13 em produção) e 1 aquisição – Recibos Online.

É importante referir que o fundo TechTree, com dotação de 5 milhões de euros, visa investir em startups (seed, series A e growth) e pequenas e médias empresas, privilegiando a atuação em setores alinhados com as prioridades de atuação dos CTT, dos quais fazem parte o e-commerce, operações & logística, comunicações, fintech, retalho e publicidade. Também será possível às empresas coinvestir, com a abertura para eventuais parcerias com redes de investidores para promoção de partilha de oportunidades de investimento.

Este fundo é integralmente financiado pelo grupo e a sua gestão foi confiada à Iberis Capital, que apresenta um currículo sólido em gestão de fundos de investimento e com espectro de empresas diversificado, desde startups a PMEs.