A ID Logistics, um dos principais operadores logísticos a nível internacional, acaba de renovar a Certificação de Sistemas de Segurança Alimentar FSSC 22000. A certificação é transversal a todos os clientes da área alimentar do operador logístico, que representa cerca de 40% das operações do grupo em Portugal com clientes como a Dan Cake, Internacional Vinhos, Coca Cola Europacific Partners, Nestlé, Cerealto, entre outros.

A Certificação FSSC, que pode ser aplicada a todo o tipo de organizações da cadeia de abastecimento de alimentos, tem como principais vantagens a maior credibilidade e confiança para as organizações certificadas; o fortalecimento da segurança alimentar e enfoque na defesa alimentar; a possibilidade de entrada noutros mercados; a minimização dos riscos; uma maior notoriedade; a motivação dos colaboradores; e, por fim, um aumento da satisfação dos clientes.

Vitória Nunes, Diretora da Unidade de Negócios da ID Logistics Portugal, refere que “já contávamos com a Norma ISO 22000 desde 2010, e sentimos que este upgrade para a Certificação FSSC 22000 apresenta diversos benefícios para o nosso negócio, já que assegura, por exemplo, a segurança antifraude dos produtos alimentares, um elemento altamente valorizado pelos nossos clientes. Para além disso, por ser um sistema reconhecido internacionalmente, confere garantia e segurança aos serviços logísticos que a ID Logistics disponibiliza aos seus clientes, atuais e futuros”.

Por seu turno, Ana Mota, Knowledge Manager da SGS Portugal, acrescenta que “é muito importante que as empresas reconheçam a relevância da Certificação FSSC para o sucesso dos seus negócios, tal como foi o caso da ID Logistics. A Certificação FSSC 22000 resulta da combinação entre a ISO 22000 e a ISO/TS 220002 (para a logística ISO/TS 22002-5), bem como outros requisitos adicionais do próprio referencial (agora na versão 5.1). Alinhada com a ISO 22000, a Certificação FSSC 22000 representa diversos benefícios para a gestão de negócios ligados à segurança alimentar e aos processos empresariais”.