Se a sua empresa dá valor ao procurement e aposta nesta área para criar valor, é hora de saber se está a retirar dele toda a rentabilidade que pode para aumentar o valor da sua cadeia de abastecimento. Se usa um ERP para essa área, está na hora de saber se ele cumpre os requisitos para o ajudar na gestão de compras.

Antes de mais, o seu ERP trabalha com a colaboração entre os fornecedores, análise de gastos, e-sourcing, Contract Lifecycle Management (CLM) ou gestão de abastecimento? Se não, talvez seja hora de procurar um software mais adequado para o efeito, pois todos estes são elementos-chave para esta área das compras. Como solução, um software de e-procurement completamente dedicado, para que possa aumentar a rentabilidade da sua empresa, poderá ser uma possibilidade, pois este tipo de soluções consegue ser mais multifuncional do que sistemas não dedicados e poderá trazer retornos de investimento muito mais rapidamente.

Algumas formas de criar valor através de um ERP de e-procurement são:

. Optimizar os custos
Um software de e-procurement consegue ajudá-lo a perceber os porquês dos custos e encontrar soluções de poupança através de análises de redução de custos ou identificando outras oportunidades de negócio menos dispendiosas.

. Análise de dados
A transparência dos dados e livre movimentação da informação entre os sistemas permite aos stakeholders aceder facilmente a informação mais actualizada, e o sistema de e-procurement dá-lhe acesso a toda essa informação de uma forma mais robusta e permite-lhe perceber melhor em quê e o que está a gastar e como pode melhorar de modo a aumentar a sua rentabilidade.

. Melhorar a rentabilidade
Os dados fornecidos através do software permitem uma tomada de decisões mais estratégica, e irão estar a acompanhar o processo e a enviar relatórios consoante as contribuições que está a dar para a organização.

. Integrar-se perfeitamente
Apenas um sistema de e-procurement lhe irá permitir ganhar uma vantagem competitiva em relação à concorrência desta maneira. Integra-se facilmente nos sistemas de ERP já existentes e tem um rápido retorno do investimento, de modo a permitir compensar os gastos feitos.