A obra “101 Vozes pela Sustentabilidade – Por um desenvolvimento responsável” do ISCTE Executive já se encontra nas bancas. Entre empresários, ativistas, académicos, especialistas em energia, empreendedores, investigadores, artistas, banqueiros, arquitetos reunidos num só livro alertando para a urgência de um desenvolvimento responsável.
Na nota introdutória, António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas, explica que “um número crescente de empresas está a abraçar esta mudança social, ambiental e financeira. Cidades e regiões estão a desenvolver novos modelos – de vida e de trabalho; de cultivo e de consumo de alimentos; e de redução da emissão de gases com efeito de estufa. Juntos, podemos pôr as pessoas e o planeta em primeiro lugar”.
De facto, o planeta atravessa uma fase difícil, dada a persistência de conflitos como o agravamento de tensões geopolíticas e até repercussões da pandemia Covid-19. Assim, esta é uma transição pós-pandemia com vista a um ambiente mais limpo e mais oportunidades a nível social. Para esse fim é necessário conhecer os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU, metas amplas e interdependentes para a Agenda 2030 como o combate à pobreza, redução de igualdades, consumo e produção, da educação à justiça e até ações contra a mudança do clima.
Deste modo, ao longo de 776 páginas terá a oportunidade de conhecer outros temas além daqueles com que já está familiarizado e também o que fazer para marcar a diferença e ajudar a construir um futuro mais sustentável.