O Grupo GEFCO anunciou a abertura da sua Fábrica de Inovação. Esta abertura representa um marco na estratégia de inovação do Grupo e visa promover inovação e criatividade nas equipas do grupo em todo o mundo.
A Fábrica de Inovação da GEFCO está projectada para promover uma cultura de inovação, capacitando cada colaborador a criar e explorar ideias inovadoras, com o potencial de transformá-las em soluções para apoiar o crescimento do negócio. O objectivo do grupo é impulsionar o espírito criativo dos seus colaboradores, criando uma incubadora interna para os conceitos mais promissores.
A Fábrica de Inovação estará aberta todo o ano, permitindo que os candidatos, trabalhando em equipas, apresentem os seus projectos e ideias inovadoras a qualquer momento. As ideias podem ser aplicadas a qualquer área de negócio da GEFCO, mas devem estar alinhadas com os eixos de inovação da GEFCO, corresponder às necessidades de um cliente e ser aplicável a todo o Grupo. Um comité de selecção de inovação, composto por especialistas internos, irá avaliar os melhores conceitos com base nesses critérios. As equipas selecionadas serão então convidadas para a Fábrica de Inovação, onde vão beneficiar do conhecimento interno, bem como dos recursos para desenvolver com sucesso o seu projeto. Depois de realizar uma prova de conceito, os participantes recebem uma licença remunerada do seu trabalho regular para se concentrarem totalmente no desenvolvimento das suas ideias.
“Estamos muito satisfeitos em anunciar a abertura da Fábrica de Inovação GEFCO, projetada para promover um espírito de criatividade e inovação nos nossos colaboradores”, afirma Luc Nadal, Presidente do Conselho de Administração da GEFCO. “O objetivo da GEFCO é fornecer aos clientes soluções inteligentes e flexíveis para a cadeia de abastecimento e estou confiante de que a nossa Fábrica de Inovação nos vai ajudar a superar as barreiras e acelerar o crescimento.”
O operador logístico já está a fomentar o seu ecossistema interno de inovação, com conquistas como My car is there (o meu carro está ali), um serviço de transporte que leva um carro ao cliente final usando uma aplicação para smartphone.
Ao mesmo tempo, o Grupo está a monitorizar activamente desenvolvimentos inovadores e a adoptar uma abordagem de “teste e aprenda” para novas tecnologias com o recurso, por exemplo, a robots de gestão de armazéns em França ou a drones para realização de inventários de armazéns em Espanha.