A Portugal Fresh regressa a Berlim, entre 5 a 7 de abril, para promover as frutas e legumes portugueses na Fruit Logistica, a maior feira empresarial do sector. No total, são 30 empresas, associações e entidades nacionais, ocupando perto de 300 metros quadrados.
Numa altura em que os produtores se confrontam com uma escalada dos preços da energia, combustíveis e matérias-primas, a Portugal Fresh acredita que a promoção internacional assume maior relevância e pode contribuir para a valorização dos produtos nos mercados externos.
O sector das frutas, legumes e flores vale 3841 milhões de euros (um crescimento de 17% face a 2020) e representa cerca de 40% de todo o sector agrícola. Em 2021, as exportações destes produtos ultrapassaram pela primeira vez a barreira dos 1.700 milhões de euros (1.731 milhões de euros), atingindo o valor mais alto de sempre. A tendência de crescimento do valor das exportações mantém-se há dez anos consecutivos, fruto também de uma estratégia bem definida de promoção internacional.
“Regressamos a Berlim num contexto difícil. Estamos ainda em pandemia, vivemos os efeitos da seca e assistimos à escalada do conflito na Ucrânia. Neste momento é mais importante do que nunca defender a distribuição equilibrada do valor na cadeia alimentar. Os produtores devem ser justamente remunerados pelo seu trabalho. As sucessivas participações da Portugal Fresh em certames internacionais nos últimos dez anos ajudaram as empresas portuguesas a crescer no mercado externo e a valorizar mais a sua produção. Assim, face à escalada de preços dos fatores de produção, valorizar o que produzimos fora de Portugal é também uma forma de aumentar o valor dos nossos produtos”, afirma Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, citado em comunicado.
A Portugal Fresh defende que o Governo deve atualizar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) tendo em conta a nova realidade. Os apoios devem responder às reais necessidades das empresas e atenuar os graves efeitos que já se refletem na atividade dos produtores.