São múltiplos e de diferente natureza, consoante o sector, os desafios que se apresentam às cadeias de abastecimento. Por isso, a Supply Chain Magazine entra em 2022 com um conjunto de conferências sectoriais organizadas no intuito de promover o debate, a análise e o pensamento crítico junto dos profissionais de supply chain. Tome nota e reserve as datas na sua agenda.

Se há sector que tem estado debaixo de pressão é o da indústria automóvel. Da falta de chips e outras matérias-primas aos custos de transporte e até à falta dele, passando pela descarbonização, pela digitalização e pela mudança de paradigma com o crescimento dos veículos elétricos, são múltiplos os desafios e as mudanças com impacto nas cadeias de abastecimento dos construtores automóveis e também dos seus fornecedores. Por isso, a primeira conferência sectorial da SCM agendada para este quadrimestre é precisamente  a Automotive e acontece já no final de janeiro.

Em fevereiro, no dia 17, tem lugar a conferência Agro-Logística e a 24 a PROCUREMENT Digital Conference.

A 10 de março serão abordados os desafios que se colocam aos sectores Farma e de Healthcare em mais uma edição da conferência Pharma Supply Chain e já em abril, no dia 7, o foco vai estar nas dinâmicas e desafiantes cadeias de abastecimento dos Fast Moving Consumer Goods (FMCG).

Antes deste conjunto de conferências sectoriais, já a 20 de janeiro, das 11h00 ao meio-dia, acontece o webinar “A cobertura de riscos no sector da logística”, promovida em parceria com o jornal económico ECO. Como pode a indústria seguradora ser um parceiro na avaliação do risco nas cadeias de abastecimento, na procura da sua adequada cobertura a um valor justo e em definir modelos claros que compensem danos e evitem diferendos comerciais e financeiros para os operadores logísticos serão alguns dos aspectos em análise. A participação é livre mas requer inscrição.