O BOWE Group, anteriormente designado Bowe Systec, um dos fornecedores líderes mundiais de soluções de automação e IoT para a intralogística e printing and finishing, vai reforçar a sua presença de 40 anos em Portugal com uma maior aposta no sector da intralogística, prevista para os próximos anos.

Miguel Lachat, responsável pela Intralogistics Business Line em Portugal, justifica essa aposta visto que “nos últimos anos houve uma grande evolução dos processos, principalmente na intralogística. A automação das operações de armazenamento e movimentação dos produtos é uma necessidade para as empresas, até como resposta ao crescimento exponencial do e-commerce que obrigou à modernização das operações como forma de evitar erros”.

Com a criação do grupo, surgiram três áreas de negócio especializadas: BOWE Intralogistics, que fornece equipamentos para optimizar centros de classificação e armazéns; a Böwe Systec, para o segmento tradicional de correio e processamento de documentos; e a BOWE IQ, para as soluções de software IoT inteligentes.

“O grupo tem vindo a evoluir de fabricante de máquinas a fornecedor de serviços completos de soluções de automação ponta a ponta para diferentes sectores, tendo por base a intralogística, o processamento de correspondência e o software”, explica a empresa em nota.

O responsável também afirma que um operador logístico sabe que a intralogística é o coração da logística, e explica que “a exigência no que respeita à segurança, à organização e à rapidez com que os produtos são movimentados são os principais pilares para uma empresa que se queira manter competitiva no mercado. Neste sentido, a evolução deste sector continuará a passar, inevitavelmente, pela automatização fazendo desta, por excelência, a tendência em toda a cadeia de processo”.

As soluções de intralogística disponibilizadas pela divisão da empresa são de serviço completo (conveyors, sistemas de picking e sorters) ou modulares, e através das restantes áreas de negócio poderá oferecer soluções complementares para a optimização dos sistemas, como controlo de equipamentos, gestão de armazém, optimização de processos, ou mesmo soluções de rastreamento, aplicações de última milha, etc.