A Administração do Porto de Aveiro e a Altice Labs assinaram um Memorando de Entendimento, por ocasião das comemorações do 5.º aniversário da Altice Labs.

O objectivo desta parceria passa pela criação de sinergias para a construção de um porto do futuro, traduzida na colaboração e conjugação de esforços tendo em vista a realização de uma Prova de Conceito (PoC), com a implementação de diversos “use-cases” (UC) aplicados à actividade portuária. Este memorando assume especial relevância para o Porto de Aveiro por constituir mais um passo na concretização da sua estratégia de transformação digital, visando posicionar o Porto de Aveiro como um Smart e Green Port.

A parceria arrancará com uma PoC que visa a implementação de dois Use Cases (UC), um primeiro orientado para a gestão da actividade portuária e o segundo que tem como objectivo a gestão eficiente de consumos de água e energia em toda a área de jurisdição do porto, enquanto iniciativa alinhada com a Estratégia de Transição Energética do Porto de Aveiro para um Green Port.

Pretende-se ainda que a solução interaja com a JUL, a fim de simplificar e desmaterializar os processos envolvidos.

Nas palavras de Fátima Lopes Alves, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, este é mais um importante passo para o Porto de Aveiro na sua aposta na modernização tecnológica e na transformação digital, continuando na procura de soluções inovadoras que visem a eficiência, a eficácia e a sustentabilidade da sua actividade e a melhoria das suas infra-estruturas e serviços, aproveitando e potenciando o ecossistema orgânico de inovação em que está inserido.

O Memorando de Entendimento foi assinado por Fátima Lopes Alves, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, e Alexandre Fonseca, CEO da Altice Portugal.