Ocorreu nos passados dias 19 e 20 de Maio a 13ª edição do evento “24 Horas de Logística”, organizado pela Sfori e tendo como Media Partner a Supply Chain Magazine. Ao longo de 24 horas, 14 equipas constituídas por 69 pessoas procuraram solucionar vários desafios que lhes foram propostos e trabalhar em equipa, tendo as equipas mantido sempre um espírito animado e competitivo, e sempre com o objectivo principal de aprender, mas de uma forma divertida. Este ano o anfitrião foi o grupo “Os Mosqueteiros”, tendo o evento ocorrido na Plataforma Logística do Intermarché, em Alcanena, um espaço com 48.000m2.

Em geral, os participantes começaram bastante motivados, grande parte das pessoas presentes encontrava-se no evento pela primeira vez, e quase todos já haviam ouvido falar do evento ou quiseram participar anteriormente, enquanto algumas, estrategicamente posicionadas em determinadas equipas, voltaram mais um ano para tentar “levar o caneco para casa”. Algumas equipas concorrentes procuraram ainda defender os seus títulos anteriores, como foi o caso da Luís Simões, que é a equipa que detém mais títulos das 24 Horas de Logística e já abraçam este projecto desde o seu início.

“A maior expectativa é distribuirmos boa energia para o evento, simpatia e uma boa imagem da nossa empresa, a Garland. Obviamente que também cá estamos com espírito de competição, e como nunca levámos o caneco para casa, acreditamos que pode ser este ano… Somos campeões da Europa, ganhámos a Eurovisão e agora só falta a Garland ganhar as 24 Horas de Logística!“ – Equipa Garland.

Antes das provas houve um briefing de apresentação, explicação das regras e dicas para as equipas, seguido de um jogo surpresa entre as equipas, que os participantes iriam jogar durante um curto intervalo, de modo a conhecerem-se um pouco mais. De volta ao briefing, foram dadas dicas aos participantes, desta vez não para o jogo de equipa, mas para o jogo em equipa. Foram ainda apresentados os Facilitadores, momento em que as equipas perceberam que iriam ser acompanhadas por alguém especializado, que lhes iria fazer uma avaliação antes e após os desafios, sendo que durante as provas estariam a ajudar a superar problemas de trabalho em equipa e de gestão de conflitos.

O tema seria “Insourcing e Optimização de Recursos”, e foi apresentado pelo Coordenador Científico Tiago Pinho, que resumiu um pouco como seriam as 24 horas seguintes. Com um número recorde de 41 provas, as 24 Horas de Logística estavam bastante equilibradas, sendo que a maior parte, 54% do tempo de prova, seria passado de noite, e o restante de dia, estando ainda mais equilibrado entre a parte prática e teórica, com uma percentagem de 49 e 51%, respectivamente. Cada prova teria uma pontuação consoante a sua dificuldade, e a pontuação máxima possível de atingir seriam 89.600 pontos.

“Achámos que era um desafio interessante para o desenvolvimento das nossas competências pessoais, achámos que era importante participarmos neste tipo de tarefas, que funcionam quase como um team-building e ajudam-nos a conhecermo-nos melhor uns aos outros.” – Equipa Sakthi Portugal (SP21).

Foi um longo dia repleto de desafios, com um grande espírito de equipa e de entreajuda, tendo a Supply Chain Magazine contribuído com 6 provas:
. “Melhoria Contínua”, onde os participantes terão de dar pelo menos duas sugestões de melhoria para o website da Supply Chain Magazine, podendo ganhar ainda uma entrada gratuita para qualquer evento promovido pela nossa revista durante o segundo semestre do ano.
. “Boomerang Logístico”, uma prova mais tecnológica e que envolveu criatividade por parte dos participantes. Através da criação de um “boomerang”, uma imagem animada que repete continuamente o que foi gravado para a frente e para trás, com a aplicação Instagram, os participantes tiveram de relacionar a imagem criada com o mundo da logística e levarem os seus amigos, colegas e conhecidos a votar online no sei video.
. “Sopa de Eventos”, o clássico passatempo da Sopa de Letras, adaptado para que os participantes procurassem o nome dos eventos da Supply Chain Magazine.
. “Logistics Matching”, um evento de relação entre duas colunas dadas através de um enunciado, procurando acertar o maior número de conceitos e suas definições, até 15 de cada.
. “Economia Circular”, onde através de um documento fornecido às equipas, relativamente à economia circular, estas teriam de redigir um texto (entre 2.500 e 5.000 caracteres) no qual mostrassem o impacto que esta poderá ter na cadeia de valor.
. “Supply Chain Memory”, uma prova em que foi projectada uma imagem com diversas palavras relacionadas com a logística, e após desaparecer fora apresentada a prova, tendo os participantes de provar a atenção com que estavam e puxar pela memória de modo a escreverem o maior número de palavras relacionadas com a supply chain de que se lembrassem.

Foram 24 horas ininterruptas que procuraram desafiar as equipas a optar por diferentes estratégias, fosse em termos de resistência ou de gestão interna, bem como a conhecerem melhor os seus pontos fortes e fracos, visto que, segundo contaram, alguns membros não se conheciam dentro da empresa, procurando sempre oferecer uma experiência única e memorável, onde pudessem aprender e ensinar, e viver a logística no seu pleno.

“O que nos motivou foi, acima de tudo, poder estar num dia diferente, numa experiência diferente, partindo do pressuposto que aqui trabalhamos todos logística do ponto de vista indirecto, porque as nossas funções hoje são todas diferentes, desde áreas de suporte, áreas de qualidade, transportes, mas logística pura e dura não, era uma nova forma de conhecermos esta realidade“ – Equipa Coca-Cola European Partners (CCEP)

As 24 HORAS DE LOGÍSTICA não são uma corrida de 100 m. É uma maratona. Há que dosear força, expectativas, ânimos… saber gerir o tempo e o cansaço; aproveitar sinergias não só dentro da equipa como entre equipas para que, no fim, e como referiu José Godinho, director de operações do Intermarché na abertura da 13.ª edição “todos saiam daqui mais ricos do ponto de vista logístico mas também do ponto de vista humano”. E o espírito foi mesmo esse quando, em conjunto, os 69 profissionais fizeram o tradicional logótipo humano, este ano materializado através de uma seta. O “claim”? Só podia ser um: rumo às próximas 24 HORAS DE LOGÍSTICA.

Os vencedores desta edição serão conhecidos durante a SCM Conference, organizada pela Supply Chain Magazine e que decorre nos dias 20 e 21 de Junho, no CNEMA, em Santarém. Enquanto isso não acontece, pode ver alguns dos momentos mais marcantes na nossa página do Facebook.