No último Natal, 47% dos portugueses decidiu comprar presentes em lojas online nacionais enquanto que 38,6% afirmam ter realizado as suas compras tanto em lojas nacionais como internacionais. Por sua vez, 13,6% compraram apenas em lojas internacionais, segundo um estudo da GLS Portugal.
Foi em Dezembro que a maioria das compras foram concretizadas, com 47% dos portugueses a confirmar este hábito, mas 21% indicou ter aproveitado a Black Friday e a Cyber Monday. Comprar ao longo do ano foi opção para 16% e 14% optou por aproveitar os saldos.
Entre o tipo de produtos mais escolhidos encontra-se em primeiro lugar o vestuário com 21,7% de adesão, de seguida 13,2% decidiu oferecer acessórios e, em terceiro lugar, jogos e brinquedos foram adquiridos por 13,9%.
A maioria dos inquiridos do estudo referiu ter comprado, em média, cerca de 11 presentes de Natal, nos quais gastou cerca de 224 euros. O orçamento que grande parte dos portugueses tinha destinado para as compras desta época festiva situava-se entre os 100 e os 300 euros, de acordo com os dados apurados junto dos inquiridos. Por sua vez, 22,8% gastou entre 50 a 100 euros enquanto 13% despendeu entre 300 a 500 euros, e 10% mais de 500 euros.
“O crescimento registado no comércio online motivou, também, o triplo das encomendas processadas e entregues pela GLS durante o período natalício. Por outro lado, para darmos resposta às crescentes exigências do comércio tradicional ao nível logístico, mas também já a prever este crescimento no online, fizemos investimentos importantes na nossa rede global, nomeadamente ao nível da digitalização para simplificar e aumentar a velocidade de processamento das encomendas, assim como com a introdução do serviço integrado Shop Return Service, que assegura o retorno nacional e internacional de forma simplificada”, explica Víctor González, director-geral da GLS em Portugal.
Este estudo permitiu ainda verificar que os portugueses estão satisfeitos com o comércio online (oito em 10) e que vão continuar a fazer as suas compras através da internet.