No passado dia 27 decorreu a segunda edição do desafio Supply Chain – The Challenge, um evento promovido pelo Núcleo de Alunos de Gestão Industrial e Logística (NAGIL), do ISCTE-IUL, e do qual a Supply Chain Magazine foi Media Partner. O evento, promovido pelos estudantes, é um dos mais importantes dinamizados pelo grupo, e moveu várias dezenas de estudantes, não só da própria escola, mas também de outras.

Francisco Garcia é estudante de terceiro ano e o actual coordenador do NAGIL. Conta que o desafio deste ano era inovar e chegar a mais pessoas, especialmente fora do ISCTE, de modo a quebrar a ideia de que este tipo de desafios estava reservado para alunos da área, “qualquer um pode ter um papel de destaque, já que nenhum dos desafios é exclusivamente técnico ou restritivo”, conta. O sucesso confirmou-se pelas dezenas de estudantes que participaram, sendo conseguiu atingir “uma adesão de 60% de estudantes de outras faculdades”, que segundo conta o coordenador, vieram enriquecer os desafios e proporcionar uma visão diferente do evento e pela troca de experiências.

“O balanço é sem dúvida positivo e perspectiva um futuro promissor, queremos ir ao encontro das necessidades das empresas, mas também dos estudantes e fazer um match que permita uma aproximação deste binómio.” – Francisco Garcia, NAGIL, ISCTE.

O evento anterior teve a duração de um dia e contou com a presença de Alumnis, mas este ano o núcleo optou por uma abordagem diferente. A segunda edição, agora com a duração de dois dias (27 e 28), contou com a presença de uma empresa contactada pelo núcleo para patrocinar o evento, tendo esta ainda exposto um tema corrente e de interesse e importância logística, sendo que alguns estudantes que participaram não eram sequer da área da logística, mas mesmo assim aceitaram o desafio.

Assim, no decorrer do primeiro dia do evento houve uma apresentação e um briefing de preparação para o segundo dia, tendo sido convidada a Procter & Gamble (P&G), representada por João Miguel Dias, Customer Logistics na multinacional, que apresentou o tema “Sustentabilidade nas Empresas”. Apesar de ser de presença não-obrigatória, encontraram-se presentes algumas dezenas de estudantes na sala.

Quando confrontado com qual a razão para a aposta neste ambiente estudantil, João Dias explica que já o fazem há alguns anos, essencialmente nas áreas do Porto e Lisboa, pois procuram um público jovem, devido à ascensão na multinacional ser feita passo-a-passo, desde o zero, “a Procter tem uma coisa interessante que não é muito comum, a carreira é feita das bases, ou seja, qualquer Director da Procter não é contratado no mercado de trabalho, só se contrata para entrar na Procter pelo nível 0, seja um recém-licenciado ou uma pessoa com pouca experiência, e a ideia é trabalhar as pessoas e fazê-las crescer e motivadas”.

“Cada vez mais as empresas procuram pragmatismo e uma visão orientada para resultados, é necessário mostrar que esta geração tem isso e muito mais” – Francisco Garcia, NAGIL, ISCTE.

Após a apresentação da P&G ocorreu o briefing, moderado pelo coordenador do NAGIL, que apresentou o evento, explicou um pouco do que iria ocorrer no dia seguinte, e procurou responder a todas as dúvidas que pudessem existir.

Amanda Gavaldão e Catarina Gouveia são duas das estudantes de Gestão Industrial e Logística que participaram na primeira edição do evento, e que voltaram para experimentar novos desafios! Contam que este ano a divulgação lhes trouxe mais expectativas e que esta segunda edição prometia ir mais longe do que a anterior.

Amanda também faz parte do núcleo, mas não esteve envolvida na organização, conta que nesta segunda edição pretendiam algo diferente da edição anterior, que havia sido um pouco mais teórica, e assim sendo, conta que procuraram ser diferentes e serem mais práticos, experimentando e dando a experimentar um pouco do que é ser um profissional da logística. “O nosso objectivo sempre foi elevar a fasquia, se já tínhamos a consciência de que éramos bons naquele nível em que nós estávamos, porque não ser melhores?”, conta a estudante do segundo ano do curso.

“No evento passado os desafios foram um pouco mais teóricos, e este ano estou com a expectativa de que seja mais prático, que é uma das minhas motivações para este ano voltar!” – Amanda Gavaldão, 2.º ano de Gestão Industrial e Logística.

A sua colega, Catarina, contou as expectativas que tinha antes do evento, e tal como a estudante, também considera que o facto de o evento permitir que experimentem um pouco do que lhes espera no mundo profissional, “eu penso que isto vai realmente atingir outro patamar e vai haver muita mais interacção, coisas muito mais práticas, até ao ponto de sentirmos mesmo que estamos naquele mundo profissional”.

“No ano passado eu não sabia bem o que ia fazer da vida, estando neste curso não sabia o que se tratava, e procurei alargar um bocadinho os horizontes, e o Supply Chain – The Challenge deu-me uma perspectiva.” – Catarina Gouveia, 2.º ano de Gestão Industrial e Logística.

Alguns estudantes que participaram pela primeira vez contam que tiveram conhecimento do evento através de estudantes do curso e não se arrependeram, segundo contam, aguardam ansiosamente pela próxima edição e não descartam a possibilidade de participar novamente, com novos desafios e novas aprendizagens.

“A minha recomendação para os futuros participantes é que não tenham medo de arriscar e participar, este é um evento feito de estudantes para estudantes e, portanto, feito a pensar neles mesmo, todos podem participar independentemente da sua área de estudos, com a certeza de que sairão daqui com um visão e enriquecimento pessoal diferentes” – Nuno Gomes, NAGIL, ISCTE.

Francisca Paz, estudante de segundo ano do curso, explica que a sua motivação fora ser posta à prova e, naturalmente, o prémio monetário, mas também conta que é importante poder colocar em prática os conhecimentos que os estudantes vão adquirindo ao longo do curso. A estudante destaca que foi um momento “divertido, desafiante e enriquecedor”, tendo sempre uma equipa disponível para ajudar no que fosse necessário.

“O prémio é tentador, os organizadores estão sempre disponíveis para ti, aprendes na prática aquilo que sabes na teoria e é diversão garantida” – Francisca Paz, 2.º ano de Gestão Industrial e Logística.

Daniela Jesus, Gonçalo Reis, Marta Caixas e Teresa Brázio são estudantes de primeiro ano de Gestão de Marketing, também eles participaram no evento logístico, e embora não fosse a sua área de estudos, decidiram aceitar o desafio, que consideraram que seria ainda maior. Destacaram a dinâmica e o facto de ser “out of the box”, pois segundo eles, este tipo de eventos está muitas vezes associado a palestras, e foi algo muito diferente e mais prático.

“É um evento completamente diferente dos que costumam acontecer, é muito prático, contando com jogos dos mais diferentes tipos, têm formas giras de interação e de aprendizagem, aliando o útil ao divertido” – Estudantes de 1.º ano de Gestão de Marketing.

O segundo dia foi um dia de aventura, cheio de desafios e, claro, diversão, tendo o NAGIL planeado um sunset no final do dia.