A Salesforce anunciou recentemente o lançamento da ‘Work.com for Vaccines’, uma plataforma digital para auxiliar as entidades governamentais e as autoridades de saúde a gerir e distribuir as eventuais vacinas contra a COVID-19.

Este sistema permite que as instituições consigam acompanhar todo o progresso até à administração da vacina, fazer o inventário das doses, registar e agendar horas de vacinação com os pacientes, e fazer assistência de saúde pública.

Através deste sistema será possível observar, num só painel, todos os dados de gestão da vacina, permitindo tomar decisões e implementar acções concretas com base na análise de dados. Fornece também uma visão holística do status de saúde das comunidades, bem como do inventário de produtos médicos, e ainda uma potencial previsão da necessidade de obter mais vacinas.

No que diz respeito à gestão de inventário, irá auxiliar as organizações a gerirem os níveis de stock das doses da vacina, de seringas e equipamentos de protecção individual, realizando uma previsão que irá ajudar a equilibrar o stock de material.

Agendar consultas para a vacinação e avaliar a saúde dos utentes também é uma das funcionalidades desta plataforma, ajudando os profissionais de saúde a determinarem e priorizarem a elegibilidade.

A plataforma ajuda ainda a garantir que os profissionais de saúde estão treinados na administração da vacina antes da entrega das doses, e faz pré-avaliações de fluxos de operação para evitar aglomerações no local. Através de ferramentas de Inteligência Artificial e da análise de dados, fará uma gestão comunitária para a análise generalizada dos resultados da vacina e da sua monitorização.

A multinacional norte-americana explica que a criação desta tecnologia se baseia na plataforma ‘Work.com’, criada durante a pandemia para apoiar as autarquias e as empresas globais a se adaptarem ao teletrabalho. No entanto, o upgrade para esta nova utilização, deve-se ao facto de a Salesforce prever que a procura por vacinas será muito superior ao stock disponível, pelo menos numa primeira fase, causando várias interrupções na cadeia de abastecimento.

Bret Taylor, Presidente da Salesforce, refere que “a tecnologia terá um papel fundamental em ajudar os governos e organizações de saúde a distribuírem milhares de milhões de doses de vacinas em todo o mundo”.