Na passada sexta-feira o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, anunciou o investimento que 12 empresas estão a realizar, ou que irão realizar até ao início do próximo ano, na região, num valor superior a 95 milhões de euros.

O autarca destacou numa cerimónia em que estiveram presentes os envolvidos em projectos de expansão, e que já se encontravam sediados na região, que os investimentos estão a ser feitos por empresas dos sectores de distribuição de produtos alimentares, agrícola e florestal, de acessibilidades rodoviárias, abate e comercialização de aves e outros animais, transformação de produtos de pesca, construção, energias renováveis, reciclagens e farmacêutica.

“Este plano de novos investimentos vem aumentar a diversificação das áreas de actividade económica, continuando a fortificar clusters estruturais”, defende o autarca, acrescentando também que irá trazer “maior produtividade e maior volume de facturação a que corresponderá maior riqueza gerada e, consequentemente, maiores níveis de remuneração salarial”.

Destaca a importância que tiveram os investimentos em especial por terem ocorrido numa época de pandemia, quando a economia do país foi claramente afectada, o que considera ter sido “uma prova de resiliência”.

“O município de Tondela é e pretende continuar a ser um parceiro estratégico de todos os empreendedores, o que se reflecte nos continuados investimentos de expansão e requalificação das Zonas Industriais de Tondela e do Lajedo, onde nos últimos anos, a par das obras em curso, o investimento municipal se cifra em mais de seis milhões de euros”, defende o autarca sobre os investimentos que a região tem feito de modo a melhorar as condições da zona e tentar captar novas empresas, ou responder ao crescimento esperado de outras que já se encontravam ali instaladas.

“Depois de investidos dois milhões de euros na expansão da Zona Industrial Municipal (ZIM) do Lagedo, novos investimentos irão ocorrer nesta área de acolhimento empresarial”, explica, entre os quais se encontra um no valor de três milhões de euros referente à nova ligação “de cinco quilómetros que permitirá diminuir pelo menos 10 minutos na circulação de cada viagem, além de contribuir para a segurança rodoviária”.

A autarquia também vai investir na expansão, requalificação e resiliência da ZIM da Adiça, para onde foram alocados mais três milhões de euros.

“Neste ciclo de expansão das ZIM já adquirimos perto de 40 hectares de terrenos, sendo o investimento superior a um milhão de euros”, conclui José António Jesus.