A METRO, de que faz parte a Makro Portugal, apresentou a plataforma “Digital Club” com o objectivo de contribuir para a digitalização de restaurantes, hotéis e empresas de catering a nível internacional, uma vez que, actualmente, a grande maioria de restaurantes não utiliza nenhuma solução digital.

“O sector hoteleiro pode beneficiar, e muito, com a utilização de soluções digitais. Com a plataforma Digital Club, criamos uma plataforma que interliga os negócios independentes a soluções inovadoras. Através desta oferta, queremos contribuir activamente para a digitalização ”, diz Olaf Koch, Presidente do Conselho de Administração da METRO AG. “ Até 2020, queremos chegar a meio milhão de restaurantes na Europa e fornecer-lhes soluções digitais. Neste contexto, o extenso alcance internacional da METRO representa uma vantagem crucial para empresários e empreendedores .”

Em paralelo, o grupo estabeleceu a entidade digital independente “HoReCa.digital” para identificar e validar soluções digitais para o sector. A sua tarefa passa pela gestão das soluções digitais desenvolvidas e também das soluções digitais inovadoras desenvolvidas por startups. Desde 2015 que a METRO tem promovido startups selecionadas que oferecem soluções digitais para o sector hoteleiro com o programa METRO Accelerator.

Com uma extensa orientação e acompanhamento por parte de especialistas da indústria, sob a orientação da METRO e da Techstars, as startups melhoraram o seu modelo de negócio num espaço de co-working em Berlim, a fim de convencer os investidores da sua ideia e projecto. O programa Accelerator for Hospitality foca-se nas novas soluções digitais para o sector hoteleiro e de restauração.

“ No âmbito do programa, iniciámos com sucesso projectos-piloto de seis startups de três países. Os comentários dos proprietários de restaurantes permitiram que os mesmos desenvolvessem as ferramentas digitais, de tal forma que oferecessem o maior benefício possível aos restaurantes ”, refere Jens Lapinski, Director da Techstars.

Tanto as startups como os restaurantes beneficiam deste projeto-piloto: para absorver a experiência do cliente, receber feedback directo e optimizar as soluções, as startups utilizam o network e os contactos de clientes da METRO. A unidade digital da METRO, a HoReCa.digital, por sua vez, procura soluções inovadoras que reduzam a carga de trabalho dos proprietários e que acrescentem valor.

“Com o METRO Accelerator estabelecemos um programa globalmente especial. Destina-se a soluções digitais para o sector hoteleiro que mapeiam toda a cadeia de valor. Jovens startups de todo o mundo têm enviado as suas candidaturas e querem participar no nosso programa” , afirma Hansjoerg Sage, Co-Managing Diretor da HoReCa.digital.

Várias centenas de candidaturas foram recebidas, até ao momento, por cada ronda do METRO Accelerator for Hospitality. Desta forma, não apenas as ferramentas digitais para o sector hoteleiro são continuamente desenvolvidas, como o programa é também um instrumento valioso para identificar tendências globais para empresas pequenas e independentes.