A nova colecção da marca Onceaday integra o conceito de transformar em novo, o que é antigo, ou seja, aproveitar o “dead stock”.
Rita Xavier, fundadora da marca, avançou com um método de aproveitar o stock antigo de outras colecções que se encontra parado em armazéns, “em vez de queimar ou destruir nós decidimos reaproveitar e recriar as peças”, revela à NiT.
O resultado desta iniciativa é uma colecção cápsula de oito peças de roupa com padrões tingidos à mão em tons de laranja e preto. A colecção denomina-se Metamorphosis pelo facto de transformar aquilo que é antigo em novo, garantindo que todas as peças são únicas. “(…) O quão é especial criar coisas únicas no mundo em que vivemos?”, questiona a fundadora.
A sustentabilidade é um dos valores da marca, uma vez que não recorrem a qualquer plástico no packaging, controlam o processo de produção e escolhem as matérias-primas com menor pegada ambiental. Como afirma Rita Xavier, “acredito que a sustentabilidade devia ser uma palavra de ordem. Em vez de criar, criar e criar mais coisas, devemos criar sustentável”.