O e-Commerce já se encontrava em crescimento em Portugal, mas com a recente pandemia a afectar o mundo e a limitar as saídas das pessoas de casa, esta foi a alternativa que muitas empresas adoptaram para aumentar as suas vendas e chegar aos clientes que mais precisam e por vezes não podem de outra maneira ter acesso a bens essenciais. O número de empresas está a aumentar, e casos disso foram as recentes chegadas do “MiniSupermercado” e do 360hyper.pt.

Na passada quinta-feira, o El Corte Inglés lançou o seu novo serviço de entregas de produtos de supermercado ao domicílio, disponível de Norte a Sul do país, com prazos mais reduzidos. O novo serviço chama-se “MiniSupermercado” e tem disponíveis 300 artigos que se encontram no top de vendas, excluindo desde logo os produtos de frio, com um compromisso de entrega de cinco dias.

Entre os produtos disponíveis encontram-se artigos de limpeza, higiene, bebidas, mercearia (exceptuando os perecíveis, congelados e refrigerados) ou produtos para animais.

Outro exemplo veio da alteração do modelo de negócio foi o caso da 360imprimir, que ao sentir quebras na facturação na ordem dos 80%, aproveitaram o seu know-how em e-commerce para criar um supermercado online, a 360hyper.pt, no espaço de 15 dias úteis. Agora, em conjunto com o Recheio, montaram uma solução que permite fazer as compras pelo cliente, com um serviço de entrega ao domicílio entre 3 a 72 horas úteis.

Para já, este serviço está disponível num raio de 50km de Lisboa, e esperam em uma semana estar em mais distritos, abrindo mais lojas no distrito de Lisboa de forma a conseguirem ter custos de entrega mais baixos.