De acordo com um documento oficial da Comissão Europeia a que a Reuters teve acesso, os Estados-membros da UE vão precisar de 10 vezes mais material e equipamento sanitário e higiénico para combater o surto do Covid-19, que atinge os 27 países.

O documento foi enviado esta quarta-feira, dia 25 de Março, e informa que a UE está a passar por uma crise de materiais de segurança hospitalar desde que surgiram os primeiros casos no continente, como ventiladores, luvas, óculos de protecção, máscaras cirúrgicas e fatos de protecção.

“A disponibilidade e fornecimento de equipamentos protectores e pessoais e outros materiais médicos, especialmente ventiladores, por toda a Europa continua a ser preocupante”, lê-se no documento. De acordo com o mesmo, segundo as estimativas da Comissão Europeia a produção normal existente só deverá responder a 10% da procura.

Segundo o Económico, esta notícia surge após o anúncio de Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, ao El País, de que o concurso levado a cabo pela Comissão Europeia para a compra de material de protecção para os hospitais gerou propostas suficientes para encher o stock de 25 países da UE.

A falta de materiais de protecção individual é uma agravante maior especialmente ao nível dos hospitais, havendo o risco de contágio para um médico ou enfermeiro, que por sua vez poderá contagiar vários pacientes, e de acordo com a Comissão, a maioria dos Estados-Membros possui stocks e capacidade limitados para aumentar a produção de equipamentos médicos, expondo-os a uma escassez de material no caso de não serem rapidamente importados.