Esta é a altura do ano que impulsiona mais gastos, quer na compra de presentes, como nos bens de grande consumo, que, na verdade, atingem o seu pico na semana anterior ao Natal, de acordo com um estudo divulgado pela Nielsen.

Os portugueses continuam a fazer as suas compras nos hiper e supermercados, principalmente os presentes que estão relacionados com categorias alimentares, de bebidas e toilette. O pódio dos presentes alimentares é ocupado pelos bombons, com 61% das vendas totais concentradas no período de Natal.

Entre os bombons, destaca-se ainda as caixas alusivas à ideia de presente. Em 2018, este tipo de embalagens representou mais de 90% do total das vendas de bombons. Já as latas não mantiveram a sua importância face ao ano anterior, tendo o seu preço subido significativamente.

As figuras de chocolate, águas-de-colónia, licores e outras bebidas e bolachas sortidas são produtos de relevância nas compras dos portugueses durante época festiva.

Nesta altura do ano o que é que não pode faltar na mesa da consoada? O bacalhau. Por ser um produto muito requisitado na nossa gastronomia, o seu consumo destaca-se durante todo o ano.

Ainda assim, o bacalhau seco faz parte do top 15 das categorias com mais importância no Natal. Exigindo uma compra mais planeada, dada a necessidade de uma maior preparação deste artigo, o bacalhau seco aumenta as suas vendas cerca de um mês antes do Natal, tendência para a qual também contribuem as promoções existentes nessa altura. O seu pico é atingido em meados de Dezembro.

Por sua vez, o bacalhau congelado, produto relacionado com uma compra menos planeada, tem o seu pico numa data mais próxima do Natal.

Dito isto, que nada falte na sua mesa e debaixo da sua árvore mas, principalmente, que o Natal eleve os princípios mais importantes: família, saúde e felicidade.