Vila Franca de Xira não aceita que o terminal de contentores da Bobadela se mude para o seu concelho, justificando-se como uma opção que não é interessante para o território, segundo o Presidente do Município, Alberto Mesquita.
Por sua vez, os autarcas e ambientalistas de Loures querem que o mesmo terminal saia da actual localização, exigindo ao governo que a recente concessão do equipamento seja revertida, sugerindo que se mude para a plataforma logística da Castanheira do Ribatejo, em Vila Franca de Xira.
“Compreendo que os contentores na Bobadela não sejam uma coisa interessante para Loures. Mas provavelmente também não é interessante para nós”, afirma Aberto Mesquita ao O Mirante.
Este assunto surge devido à renovação da concessão do terminal, por parte da Infraestruturas de Portugal, por mais cinco anos à MSC Entroncamento.
Além disso, o terminal de contentores do complexo ferroviário da Bobadela é o local onde está previsto decorrer, em 2022, as Jornadas Mundiais da Juventude, o maior evento católico do mundo. Assim, os autarcas de Loures reiteram que os contentores não são desejados naquele local.
Uma das possíveis soluções seria a plataforma logística de Castanheira do Ribatejo e o novo terminal fluvial em fase de construção. Contudo, o Presidente do Município não se mostra receptivo “a Câmara de Vila Franca de Xira terá sempre uma última palavra a dizer na altura própria, caso seja necessário, irá pronunciar-se. Para já, sem perceber as condições em que eventualmente essa transferência se venha a fazer, a minha posição é negativa”.