No dia 23 de Outubro decorreu em Paris uma conferência de imprensa com jornalistas de várias partes do mundo para a apresentação das novas soluções figitais* do Grupo GEFCO: a Chronotruck e a Moveecar, sendo a primeira directamente relacionada com a área da logística em termos de soluções de transporte.

A Chronotruck foi comprada pelo Grupo GEFCO em Julho deste ano, sendo a nova solução apresentada pelo grupo para responder a um problema que muitas vezes afecta os seus clientes e transportadores: o transporte em vazio.

A nova solução da GEFCO funciona no formato de digital road freight marketplace, conectando em tempo real os expedidores e os transportadores. Através do seu algoritmo, a Chronotruck consegue ser um poderoso preditivo diferenciador das restantes soluções de mercado.

Rodolphe Allard, CEO da Chronotruck, explica que desenvolveram esta solução “para os expedidores e transportadores que procuram soluções rápidas de transporte e de baixo custo. O nosso serviço reduz as viagens de carga vazia e limita a pegada ecológica dos transportadores, enquanto permite que pequenas empresas de transporte cheguem a grandes clientes”.

“Os expedidores podem seleccionar um transportador para qualquer carga geral que tenham, desde 50 quilogramas a 28 toneladas, ao preço e momento certos. A Chronotruck oferece acesso aos transportadores próximos e um portefólio de serviços digitalizados, incluindo quotas de preço instantâneas, geo-tracking, prova de entrega e e-invoicing. Para os transportadores, a plataforma digital oferece um oportunidade de optimizar fluxos e operar camiões na sua capacidade máxima ao incluir cargas próximas.” – Rodolphe Allard.

A plataforma foi lançada em França e já conta com mais de 7 mil transportadores e 9 mil expedidores inscritos, tendo anunciado que pretende expandir-se para novas localizações já a partir de 2020, referindo a Polónia e a Bélgica como primeiras expansões no primeiro trimestre do ano. Ainda no próximo ano, no segundo semestre, tencionam chegar a outras localizações da Europa, entre as quais Portugal. Embora ainda não estejam directamente presentes no país, o CEO da Chronotruck avança que a plataforma já conta com inscritos portugueses.

Segundo o vice-presidente de Sales and Marketing da GEFCO, Emmanuel Arnaud, “os comportamentos digitais dos consumidores guiam a nossa estratégia e a nossa oferta de serviços dedicados aos mercados B2B (business-to-business) e B2B2C (business-to-business-to-consumer)”, acrescentando que se encontram a combinar o seu know-how da rede física com as suas digital skills para promover novos serviços figitais.

“A Chronotruck e a Moveecar reflectem essa aproximação ao explorar a inteligência artificial, o machine learning e os poderosos algoritmos para transformar a experiência do consumidor.” – Emmanuel Arnaud.

Leia o restante brevemente na revista SCMedia News #5, disponível nos formatos digital e físico, com entrevistas exclusivas aos responsáveis das empresas.

*Nota: tradução adaptada de “phygital solutions” (ENG) / “solutions phygitales” (FR).