A plataforma de comércio electrónico Ebay está a preparar-se para lançar, no próximo ano, um novo serviço integral de entregas ao domicílio, dirigido aos comerciantes da sua plataforma com maiores volumes de envios. O “Managed Delivery” irá funcionar inicialmente nos EUA, onde move diariamente cerca de 1,5 milhões de encomendas diárias, procurando assim reduzir os tempos de entrega, os custos e a complexidade da operação.
A empresa procura fazer parcerias com operadores logísticos, com quem negociará tarifas especiais competitivas, e aproveitando as suas redes e serviços comerciais end-to-end, desde espaços de armazenamento de produtos, embalagem, remessa, rastreamento de encomendas e atendimento ao cliente.
Desde modo, os comerciantes do Ebay poderão armazenar os seus produtos em centros logísticos estrategicamente localizados nos EUA para serem entregues em dois ou três dias. Outras vantagens serão a maior simplificação e rapidez dos embarques, podendo estes concentrar-se nas vendas.
Também os clientes passarão a beneficiar de uma maior velocidade de entrega, rastreamento de embarques, um aumento significativo no número de fornecedores de serviço com portes grátis, embalagens de maior qualidade (resistentes e ecológicas) e ainda uma melhoria no atendimento ao cliente.
A plataforma anuncia ainda que passará a ser a responsável por possíveis danos ou perda de mercadoria durante o embarque, que actualmente cabe ao vendedor.