O grupo de luxo Kering irá transferir a maior parte das suas actividades de logística, actualmente localizadas naquele que era considerado o hub mundial do grupo, na Suíça, para Itália. Esta mudança acontece após o actual hub ter sido alvo de um processo de evasão fiscal por parte das autoridades italianas.

A actual estrutura logística na Suíça está dividida em 20 armazéns e administra a maioria do stock e entregas do grupo, que é detentor de marcas como Gucci, Yves Saint Laurent, Balenciaga e Bottega Veneta. De acordo com a Kering, a logística encontrava-se “saturada e (…) cada vez menos eficiente”.

Segundo a empresa, a nova plataforma em Itália “terá uma capacidade de armazenamento maior, reflectindo maiores volumes. Também responde à crescente demanda por interconectividade com as principais plataformas de transporte”.

Uma das prioridades do grupo é realizar entregas mais rápidas e oferecer uma experiência positiva nos canais de distribuição existentes, uma vez que as expectativas dos clientes estão a mudar.

A plataforma logística situada na Suíça foi criada em 1990, para a marca Gucci, que acabou por ser comprada nove anos mais tarde pela Kering, antiga Pinault Printemps Redoute.