Na Europa, as devoluções provenientes do comércio electrónico têm estado a crescer. Este ano, o número de pedidos devolvidos aumentou 8%, em relação ao mesmo período do ano passado e, em simultâneo, a percentagem de empresas que oferece a entrega sem qualquer custo aumentou em 3%.
Estas são algumas das conclusões do “DynamicAction Retail Index: Spring of 2019”, cujo objectivo é proporcionar uma perspectiva geral dos desafios que os retalhistas online enfrentam na Europa.
O estudo revela, assim, um aumento de 8% na logística inversa na Europa, em comparação com 2018. Segundo a DynamicAction, tal situação evidencia uma “tendência crescente dos consumidores para comprar vários produtos online com a intenção de devolver alguns itens“.
O estudo também mostra a eficácia do marketing de curto prazo, sendo que houve um aumento de 29% nas vendas relacionadas com esse tipo de estratégia. “Isto inclui estratégias como vendas diárias ou promoções/campanhas sazonais, que são cada vez mais uma realidade durante os micro feriados, como o Dia dos Namorados“, dizem os especialistas.
Os retalhistas online europeus aumentaram significativamente os seus custos de marketing: mais 74% por comparação com o mesmo período do ano passado. Enquanto isso, as compras por parte de novos clientes diminuiu 10%.
De acordo com Michael Patterson, director da DynamicAction EMEA, os retalhistas precisam de encontrar um equilíbrio entre conforto para os consumidores e o impacto nos resultados finais (das empresas). “O foco será priorizar a rentabilidade a longo prazo e posicioná-la antes das vendas imediatas. Desta forma, garantem que os seus esforços para atender às crescentes expectativas dos consumidores não prejudicam os lucros gerais“.