Decorreu ontem, dia 11 de Abril, o meeting do Maritime Logistics Institute da CLECAT, no qual António Nabo Martins foi nomeado chair do mesmo, por um período de dois anos. O actual presidente executivo da Associação dos Transitários de Portugal (APAT) lidera agora o instituto da CLECAT, organização mais representativa deste ramo de actividade com sede em Bruxelas, sendo que este órgão representa o interesse de mais de 19.000 empresas e de um milhão de logísticos.

A CLECAT tem como objectivos estudar, avaliar e enviar propostas à União Europeia (UE) sobre o impacto da consolidação nas linhas, consórcio – BER (Block Exemption Regulation), D&D (Detention and Demurrage), custos extras (Sulphur Cap Regulation- Janeiro 2020), congestionamento dos portos e ligações ao Hinterland, janela única portuária e digitalização/informatização.

Segundo António Nabo Martins, “esta nomeação promove os Associados da APAT a um lugar em que a defesa dos seus interesses está mais presente e será feita de uma forma mais assertiva minimizando barreiras e maximizando oportunidades na relação futura com a UE, promovendo ao mais alto nível o papel dos Transitários no desenvolvimento dos serviços logísticos”.