As mais recentes iniciativas e movimentações da Alibaba têm um foco muito claro na melhoria da cadeia de abastecimento de ponta a ponta, com vista a servir os consumidores chineses não apenas enquanto marketplace mas como um fornecedor completo de serviços, desde a origem ao consumidor.

Neste sentido, a Tmall Global, um marketplace online operado pela Alibaba, lançou duas novas iniciativas: Centralized Import Procurement (CIP) e Tmall Overseas Fulfillment (TOF), desenvolvidos para ajudar as marcas internacionais a entrar na China. Neste âmbito são utilizados seis centros globais de procurement da Alibaba “para todos os outlets online e offline do ecossistema Alibaba”, anunciou a Tmall Global.

Estas plataformas permitem às marcas vender pequenas quantidades de produtos e “afinar” a sua oferta antes de entrar no mercado chinês.

A CIP e a TOF podem oferecer uma vantagem competitiva para marcas internacionais que encaram o mercado chinês como potencial, mas não têm certeza sobre a melhor maneira de atingir os consumidores.
“O programa é uma maneira rápida e de baixo risco para as marcas internacionais entrarem na China”, disse a Tmall Global sobre a sua solução de compras.