As exigências dos clientes contribuem, significativamente, para a complexidade adicional, os custos e desperdícios que os retalhistas verificam nas respectivas cadeias de abastecimento. Embora algumas empresas apontem as devoluções mais flexíveis, entregas mais rápidas e outras em tempo real, como as principais causas, novas pesquisas estão a surgir sobre a necessidade de melhorar a visibilidade da cadeia de abastecimento na área do retalho.

Os níveis de inventários excessivos, o incremento do desperdício, a perda de vendas graças à indisponibilidade dos produtos, a falta de alertas em tempo real para prevenir problemas e a capacidade de identificar stock disponível a partir de mercadorias devolvidas, são alguns dos constrangimentos que surgem da falta de visibilidade e, consequentemente, afectam a performance das empresas.

Um estudo realizado pela Sapio Research, em nome da Zetes, revela que 94% dos inquiridos não dispõem da visibilidade ideal em relação aos acontecimentos que perturbam a operação da cadeia de abastecimento, enquanto que 87% concordam que esta deve ser completamente visível, com actualizações em tempo real, para fornecer uma vantagem competitiva à organização.

“(…) o objectivo da visibilidade consiste em adquirir um melhor controlo e desbloquear o potencial da performance. Enquanto plataforma para uma maior eficiência e colaboração em rede, pode ser transformadora. Sem esta, os retalhistas debatem-se por alcançar as grandes conquistas associadas às melhorias relativas aos desperdícios, disponibilidade na prateleira, desempenho dos fornecedores e envolvimento dos clientes”, explica Amir Harel, Director-Geral de Soluções de Visibilidade da Zetes.