A Fnac melhorou o seu sistema Click and Collect, que permitia aos clientes levantarem encomendas na manhã seguinte em que faziam a compra online – e nas lojas do Saldanha e Amoreiras inclusive no próprio dia -, gratuitamente. Com esta melhoria no serviço logístico, este serviço passa a estar disponível para ser levantado no intervalo de uma hora após a compra on-line, em Lisboa e no Porto, sendo que a partir do início de Abril irá estar disponível nas restantes lojas.
Os horários anteriores funcionarão para o levantamento de produtos que não se encontram em stock na própria loja, mas a Fnac dará a escolher ao cliente, no caso de não se encontrar disponível no estabelecimento que procura, se pretende ver outro em que possa levantá-lo no espaço de uma hora. No caso de existir na loja pretendida, o site irá automaticamente propor o levantamento dentro de uma hora.
Em declarações à Supply Chain Magazine, Paula Alves, Directora da Fnac.pt, considera que a crescente digitalização do negócio tem implicado alterações na organização logística interna da empresa, tendo esta de se adaptar aos novos tempos. “A Fnac foi pioneira na implementação do e-commerce em Portugal e as maiores alterações têm a ver justamente com a crescente inclusão do e-commerce de forma ‘seamless’ em todas as áreas da empresa, para que não seja considerado como um canal à parte, mas sim como parte integrante da jornada cada vez mais omnicanal dos nossos clientes”.
A directora do canal Fnac.pt salienta que desde há 20 anos, data em que iniciaram o site de e-commerce em Portugal, que disponibilizam a possibilidade de os clientes encomendarem online e levantarem em loja, mas que na altura demoraria uma semana até que a compra se encontrasse disponível, mas que hoje em dia “o processo é quase instantâneo” devido aos investimentos feitos no sentido de melhorar a conveniência dos clientes, tornando-se o “serviço mais rápido e gratuito do mercado português nas compras online”.