A Helexia, multinacional francesa do Grupo Voltalia e operador internacional na transição energética, está a assegurar a otimização do desempenho energético do Centro de Distribuição Nacional (CDN) da Leroy Merlin, em Castanheira do Ribatejo.
Em comunicado, a empresa revela que o projeto integrado de produção solar e mobilidade elétrica já apresenta resultados com impacto ambiental e económico.
Com uma potência instalada de 1.284 kWp, distribuída por 2.334 módulos fotovoltaicos que ocupam uma área de 6.185 m², a central solar instalada no CDN representa um investimento da Helexia com um horizonte de 15 anos. A produção anual estimada atinge os 1.827 MWh, permitindo evitar a emissão de 822 toneladas de CO2 por ano.
De forma a suportar o processo logístico, a Helexia instalou 12 postos de carregamento normal duplos, e dois postos de carregamento rápido de 50 kW, igualmente duplos. Esta infraestrutura permite o carregamento simultâneo de até 28 viaturas, apoiando não só as operações de transporte de last mile, bem como colaboradores e visitantes.
Além disso, está ainda prevista a implementação de uma bateria solar com capacidade de 1,8 MWh, que permitirá armazenar excedentes de produção renovável, e prestar serviços à rede elétrica.
“Os resultados alcançados neste importante centro logístico demonstram o potencial do autoconsumo solar, da mobilidade elétrica e, futuramente, do armazenamento solar, quando integrados numa estratégia energética estruturada. Estamos a falar de uma produção significativa de energia limpa, redução relevante de emissões e de uma infraestrutura preparada para o futuro, incluindo armazenamento de energia e serviços de rede”, afirma Luís Pinho, country director da Helexia Portugal.
Por sua vez, José Miranda, líder de supply chain e delivery da Leroy Merlin Portugal, indica que a transformação da cadeia logística da empresa passa por soluções energéticas mais eficientes e sustentáveis. “Este projeto demonstra como é possível integrar inovação energética no coração das operações logísticas, reduzindo emissões e reforçando a eficiência do nosso Centro de Distribuição Nacional.”



