A JYSK, retalhista escandinavo de artigos para o lar, anuncia que atingiu o “primeiro   grande marco” dos seus objetivos climáticos, com o compromisso de 94% dos seus fornecedores, considerando o critério das emissões, em definir metas de redução aprovadas pela iniciativa Science Based Targets (SBTi) até ao ano fiscal 2027/28 (AF28).

Para alcançar este resultado, a JYSK envolveu todos os ornecedores na definição de metas climáticas validadas pela SBTi, com especial enfoque nos bens e serviços adquiridos, que representam a maior parcela das emissões de gases com efeito de estufa da empresa. Até ao final do AF25, 44% destes fornecedores já submeteram compromissos à SBTi ou têm metas validadas pela iniciativa.

Neste âmbito, a empresa compromete-se a garantir que, até ao final do AF28, 72,5% dos fornecedores, medidos pelas emissões no segmento de bens e serviços adquiridos, terão metas de redução estabelecidas com base na ciência.

Em comunicado, a empresa afirma que monitoriza ativamente o progresso dos seus fornecedores e promove a sensibilização e capacitação através da partilha de conhecimento, nomeadamente por meio de workshops, orientação personalizada e facilitação da colaboração com consultores externos, desde as fases iniciais até à submissão e aprovação final das metas.

E adianta que apenas um número reduzido de fornecedores se encontra ainda em fase de avaliação do framework da SBTi antes de assumir um compromisso formal com a JYSK. “Para os fornecedores que optaram por não participar nesta fase, a empresa está a analisar possíveis formas de colaboração futura”, refere, acrescentando que, caso todos os que já submeteram ou venham a submeter metas obtenham aprovação, espera atingir o seu objetivo de emissões de âmbito 3 até ao final do AF28.

Além disso, a empresa compromete-se ainda a reduzir as emissões de âmbito 1 e 2 em 50,4% até ao final do ano fiscal de 2032. Os resultados do AF25 indicam que conseguiu diminuir as emissões globais destes âmbitos em 1,2% face ao AF22, embora tenha aberto mais de 300 novas lojas nesse período.