O Grupo Os Mosqueteiros, através da sua insígnia Intermarché, anunciou, esta sexta-feira, a antecipação de pagamentos no valor aproximado de nove milhões de euros aos seus parceiros da produção nacional. Trata-se de uma medida excecional no quadro do impacto das intempéries sobre a atividade agrícola.

Em comunicado, o grupo dá conta de que esta iniciativa, que entra em vigor de imediato, se concretiza através da redução temporária dos prazos de pagamento aos produtores integrados no Programa Origens, “permitindo reforçar a liquidez e a tesouraria das empresas num momento particularmente desafiante para o setor primário”.

O Programa Origens envolve 525 produtores e mais de 50 mil toneladas de produtos, constituindo-se como uma ferramenta de promoção do desenvolvimento do património agrícola e gastronómico nacional, valorizando cadeias curtas, produção local e relações duradouras com os seus parceiros.

“Enquanto grupo de empresários independentes, profundamente ligados aos territórios onde operamos, sentimos a responsabilidade de agir quando os nossos parceiros mais precisam. Esta antecipação de pagamentos é uma medida concreta de apoio à produção nacional e uma forma de reforçar o nosso compromisso com quem trabalha diariamente para garantir alimentos de qualidade aos consumidores, sublinha o presidente do grupo, Paulo Mendes.