A DS Smith foi distinguida com quatro prémios nos WorldStar Global Packaging Awards 2026, graças a soluções de packaging desenvolvidas na Ibéria que reforçam a eficiência logística, reduzem o impacto ambiental e respondem aos desafios do transporte industrial e do e-commerce.
A empresa arrecadou dois prémios com a Box Pallet, nas categorias de Transit (Transporte) e E-commerce, e foi ainda distinguida na área de Transporte com duas soluções industriais desenvolvidas pela Tecnicarton: uma embalagem espalmável em cartão reforçado para cargas pesadas e uma solução monomaterial para exportação de peças curvas do setor automóvel.
Os prémios, atribuídos pela World Packaging Organisation, reconhecem soluções que se destacam pelo design, funcionalidade e contributo para cadeias logísticas mais eficientes e sustentáveis.
A Box Pallet surge como alternativa à palete tradicional, combinando palete integrada e estrutura laminada de cartão canelado de alta resistência. Capaz de suportar até 200 kg empilhados, é fornecida em formato espalmado, não requer ferramentas nem adesivos na montagem e permite personalização consoante os requisitos do cliente. O facto de ser 100% reciclável e monomaterial facilita a gestão no fim de vida e a integração em modelos de economia circular.
Já a embalagem espalmável para cargas industriais pesadas foi concebida para o transporte de grandes componentes e peças metálicas, oferecendo resistência comparável a soluções de madeira ou metal, mas com menor peso e maior eficiência logística, nomeadamente ao nível de armazenamento e logística inversa.
No setor automóvel, a solução monomaterial em cartão canelado para exportação de guarda-lamas substitui plásticos de uso único, garantindo proteção das zonas curvas durante o transporte marítimo e permitindo acondicionar até 12 peças por embalagem, sem necessidade de elementos adicionais de fecho.
As soluções agora premiadas já tinham sido reconhecidas nos Prémios Liderpack, em Espanha, e serão formalmente distinguidas na cerimónia dos WorldStar, a 8 de maio, em Düsseldorf, no âmbito da feira Interpack 2026.



