Apesar de um contexto de mercado particularmente exigente na Europa, a MAN Truck & Bus conseguiu manter praticamente estável o volume de vendas no segmento de camiões em 2025, com cerca de 63.300 unidades comercializadas, apenas 0,6% abaixo do registado no ano anterior. O desempenho foi sustentado, sobretudo, pela crescente procura por soluções elétricas, num ano marcado pelo arranque da produção em série dos MAN eTrucks.

De acordo com a fabricante, mais de 620 camiões elétricos foram vendidos em 2025, um número relevante tendo em conta que a produção em série teve início apenas a meio do ano. A procura superou as expectativas iniciais e a carteira de encomendas para 2026 já se encontra bem preenchida, sinalizando um reforço claro da transição energética no transporte pesado.

Num mercado europeu descrito pela MAN como estando em níveis comparáveis aos anos da pandemia, a marca conseguiu preservar volumes graças ao bom desempenho em segmentos específicos, como os veículos municipais, de construção e os camiões semirreboques. Na Alemanha, apesar da retração global da procura, a MAN voltou a assumir a liderança de mercado no segmento de camiões.

Fora da Europa, as vendas de camiões totalizaram ligeiramente menos de 10.000 unidades, registando uma quebra homóloga de cerca de 12%, impactada por fatores geopolíticos e pela contração significativa de alguns mercados internacionais. Ainda assim, a MAN reforçou posições em países estratégicos como Marrocos, Coreia do Sul e Chile, mantendo presença relevante nos principais mercados fora da Europa.

A estratégia de eletrificação da gama de camiões deverá ganhar novo fôlego com o início da produção em série do MAN eTGL de 12 toneladas, previsto para o final de 2026. Este modelo irá completar o portefólio elétrico da marca no transporte rodoviário de mercadorias.