O grupo francês Fatton Lyseo, com mais de 100 anos de experiência no transporte internacional e na logística, e a Ovrsea, com competências a nível da digitalização do setor, anunciaram a sua fusão. Com um volume de negócios combinado de 350 milhões de euros, em 2025, ambicionam liderar a logística em França.
Em comunicado, as duas empresas enquadram que esta fusão acontece num contexto de profundas mutações geopolíticas, comerciais e tecnológicas, o que as levou a dar este passo de reunir competências num único grupo. “Esta operação faz nascer um ator francês de referência, capaz de acompanhar em permanência as empresas face à crescente complexidade das cadeias logísticas mundiais”, adiantam.
Apresentada como inédita no setor do transporte e da logística em França, a fusão associa as forças complementares de “um grupo histórico reconhecido pela solidez operacional e a proximidade ao cliente” e de uma tecnológica em forte crescimento, mantendo uma estrutura acionista 100% francesa.
O novo grupo congrega mais de mil colaboradores, possui uma rede de 61 escritórios em 14 países e dispõe de 120 mil metros quadrados de armazéns. Opera, todos os anos, o transporte de 50 mil contentores por via marítima e rodoviária, bem como 25 mil toneladas de frete aéreo, ao serviço de clientes de setores como o luxo, a cosmética, a farmácia e o agroalimentar.
Neste cenário, as soluções tecnológicas desenvolvidas pela Ovrsea – software operacional, plataformas de clientes e ferramentas de inteligência artificial – “desempenharão um papel chave na aceleração da digitalização dos fluxos, na melhoria da visibilidade das cadeias de abastecimento e na fiabilidade das operações”.
O novo grupo terá como presidente Sylvain Fatton, que preside à Fatton Lyseo, e como diretor-geral Arthur Barillas, CEO da Ovrsea.
“Esta fusão reúne o melhor dos dois mundos: o conhecimento tecnológico de última geração, o saber-fazer histórico reconhecido e uma forte rede de parceiros e de implantações em geografias estratégicas. Deste modo, tornamo-nos um ator logístico de primeiro plano e aceleramos o nosso desenvolvimento”, afirma Arthur Barillas, citado no comunicado.
Por sua vez, Sylvain Fatton destaca que as duas empresas já se conheciam há muito, pois a Fatton esteve entre os primeiros investidores da Ovrsea, no seu lançamento, em 2017. “Esta aproximação torna-se, ao longo dos anos, uma evidência: os nossos grupos partilham o mesmo ADN de compromisso, de inovação e de desempenho. Juntos, seremos os mais bem posicionados no mercado para responder às necessidades crescentes dos nossos clientes”, destaca.



