O Rhenus Group anunciou a aquisição do primeiro terminal ferroviário na região de Almaty, no Cazaquistão, consolidando a sua presença na Ásia Central, bem como a capacidade de operar ao logo da Trans-Caspian International Route (TITIR), uma das rotas mais estratégicas para o comércio entre a China, a Europa e o Médio Oriente, segundo o comunicado oficial.
O novo terminal, agora sob o nome de QAZContargo Almaty Ltd., aumenta a capacidade regional de movimentação de contentores, e liga, diretamente, redes ferroviárias nacionais e internacionais. A operação será assegurada pela Contargo Group.
Depósito de contentores, armazém alfandegado e parque de alfandegado ao ar livre, operações de block train, soluções ferroviárias de transbordo e transferência de carga a granel de vagões ferroviários para contentores, são alguns dos serviços que poderão ser efetuados no terminal.
“Com a entrada em operação do terminal QAZContargo, respondemos diretamente às novas dinâmicas de mercado no Corredor Transcaspiano e reforçamos a nossa capacidade de oferecer soluções intermodais resilientes. Este investimento apoia a próxima fase de transformação das cadeias de abastecimento a partir de 2026 e demonstra o nosso compromisso de longo prazo com a Ásia Central e com o desenvolvimento sustentável da infraestrutura logística na região”, afirma Andreas Stöckli, membro do board do Rhenus Group.
Com este investimento, a Rhenus opera agora o segundo terminal na Ásia Central, após o desenvolvimento, no ano passado, do terminal ferroviário conjunto com os Caminhos-de-Ferro do Uzbequistão em Andijon.



