A FRICON, fabricante português de equipamentos de refrigeração, decidiu unificar e otimizar a gestão das suas operações globais através da IFS Cloud, uma solução do fornecedor de Inteligência Artificial (IA) e software empresarial.
A empresa encontra-se, neste momento, numa “fase-chave de crescimento e transformação”, marcada pela aposta na eficiência energética, na automatização de processos industriais e na otimização da sua cadeia de abastecimento, segundo o comunicado oficial. Assim, a FRICON optou por unificar os seus processos numa única solução, visando ganhar agilidade e capacidade de tomada de decisões em tempo real.
O IFS Cloud consiste numa plataforma componível, impulsionada por IA, projetada para proporcionar flexibilidade e adaptabilidade às necessidades dos clientes. Abrange áreas como a Planificação de Recursos Empresariais, a Gestão de Ativos Empresariais, a Gestão da Cadeia de Abastecimento e a Gestão de Serviços no Terreno.
Através desta solução, a empresa pretende melhorar a eficiência operacional, assegurar a rastreabilidade completa do ciclo de vida do produto e ter acesso a dados integrados para dar resposta aos requisitos ESG e de auditoria.
“Na FRICON, atravessamos um momento decisivo para consolidarmos o nosso crescimento internacional, pelo que, sentimos a necessidade de adotar uma plataforma capaz de nos acompanhar nos próximos anos, respondendo com eficiência e dados concretos aos nossos desafios”, afirma Luís Ferreira, diretor de operações da empresa.
Por sua vez, a IFS, indica que a solução incluirá os seguintes módulos: manufacturing, supply chain management, finance, procurement, project manager, service management, asset management, human capital management e cobrirá, de ponta a ponta, processos como a produção e planeamento, finanças, compras e logística, manutenção, projetos, recursos humanos e a relação com os clientes.
“Quando uma empresa de referência como a FRICON confia na IFS Cloud para liderar a sua transformação digital global significa um marco estratégico para nós no mercado ibérico, pois reforça o nosso posicionamento na indústria transformadora e demonstra que a nossa proposta responde às necessidades reais das empresas”, refere Fazio Flotta, diretor comercial de Espanha e Portugal da IFS.



