O AD Ports Group, dos Emirados Árabes Unidos, anunciou a aquisição dos estaleiros de construção e reparação naval espanhóis Balenciaga Astilleros. O negócio, concluído através da filial da holding Safeen Drydocks, envolve um investimento de 11,2 milhões de euros.

Em comunicado, o grupo sustenta que esta aquisição consolida as suas operações em Espanha e na região mediterrânica, além de complementar a sua atividade crescente no setor eólico marítimo.

Localizados em Gipuzkoa, no País Basco, os estaleiros serão agora rebatizados como Balenciaga Shipyard. Possui dois diques secos, uma rampa de 105 metros e uma fábrica com 22.385 m2, equipada com tecnologias de automação, além de uma oficina de corte com 3.530 m2.

Estes estaleiros são reconhecidos pelo fabrico estrutural de grandes módulos para projetos offshore e pela construção de navios complexos. São um dos poucos em Espanha especializados na construção de navios de operação de serviço avançados, que servem como bases flutuantes para parques eólicos marítimos, assim como de navios de investigação e rebocadores.