A Medway, operador privado de transporte ferroviário de mercadorias, investiu 370 milhões de euros em dez anos de operações, iniciados a 16 de janeiro de 2016.

No mesmo período, o número de locomotivas aumentou mais de 60%, tendo passado de 64, em 2016, para as atuais 103. Também a equipa cresceu, ultrapassando os 900 colaboradores em Portugal, Espanha e França.

A França é, aliás, o seu mercado mais recente, com o início da atividade a verificar-se em meados de dezembro. Em comunicado, a empresa dá conta de que, com esta expansão, garante ligações diretas a nove países: Portugal, Espanha, França, Bélgica, Países Baixos, Alemanha, Itália, Suíça e Áustria.

Entre os marcos desta primeira década estão também a abertura de uma oficina própria para manutenção e reparação, localizada no Entroncamento; a criação de um centro de formação de maquinistas, em Madrid; e o alargamento da rede de terminais, com a gestão destas infraestruturas em Badajoz, Mérida e Navalmoral e a construção de Lousado, que deverá arrancar este ano.