No âmbito da estratégia de modernização administrativa e transformação digital, a Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra concluiu um projeto de Automação Robótica de Processos, segundo o Healthnews.

O projeto centrou-se na automatização de processos críticos nas áreas de Compras e Logística, nomeadamente no alinhamento do Catálogo dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), e a gestão de notas de encomendas pendentes.

Além disso, foram ainda automatizados o envio de mapas para fornecedores e armazéns, bem como o tratamento estruturado das respetivas respostas.

“A automação de processos administrativos é, hoje, uma dimensão essencial da modernização do setor público. Este projeto demonstra que é possível aplicar tecnologia de forma pragmática e orientada a resultados, libertando os profissionais de tarefas repetitivas e reforçando a capacidade de organização para responder com mais eficiência e rigor”, afirma Alexandre Lourenço, presidente do Conselho de Administração da ULS Coimbra.

O responsável acrescenta ainda que o investimento em automação potencia melhores condições de trabalho para as equipas, reforça a sustentabilidade e a qualidade dos serviços de suporte à atividade assistencial.

A adoção destas novas soluções vida reduzir erros, acelerar os tempos de resposta e direcionar a concentração dos recursos humanos para atividades que agreguem mais valor.