A CIMPOR implementou uma plataforma digital, desenvolvida internamente, – a CIMPACK – concebida para otimizar a gestão de stocks de produtos embalados e materiais de embalagem, bem como simplificar processos administrativos.
Já em funcionamento nas unidades de produção de Alhandra, Souselas e Loulé, a CIMPACK – concebida para as equipas da área de embalagem – permite a criação automática de relatórios diários com informação detalhada sobre stocks, paragens de equipamentos e movimentos de ferrovia.
Além disso, a empresa prevê aumentar a capacidade de reporting para incluir relatórios semanais automáticos que integrarão vários avaliadores de performance com o número de acidentes, a percentagem de materiais danificados, produções horárias, a percentagem de sacos rejeitados e o estado dos stocks.
As informações necessárias são garantidas tanto pelo registo direto efetuado pelos operadores, como pela integração da plataforma com sistemas como SAP, SIPET e Estatística Fabril.
Esta solução será, mais tarde, integrada com os sistemas de controlo de máquinas, como ensacadoras e paletizadoras, para recolher dados de forma mais precisa e automatizada.
Desde que foi implementada, a CIMPACK já permitiu reduzir 77% no tempo dispendido em tarefas administrativas pelas equipas de embalagem, o que representa uma poupança anual de cerca de 140.000 euros.
Paralelamente, a plataforma permite o aumento de 14% na precisão dos dados de inventário. Com a concretização desta estratégia, a empresa estima que a redução no tempo dedicado a tarefas administrativas possa atingir os 86%, projetando uma poupança anual na ordem dos 260.000 euros.
As próximas implementações deverão ser nas unidades de entreposto da Maia e da Cimentaçor.



