O retalhista online de moda Zalando decidiu encerrar o centro logístico de Erfurt, na Alemanha, no âmbito de uma estratégia de reconfiguração da sua rede logística na Europa. Este encerramento, que será efetivo em setembro, afeta diretamente 2700 pessoas.
Em comunicado, a Zalando adianta que descontinuará igualmente as operações em três armazéns fora da Alemanha que prestadores de serviços externos geram para a Zalando e a About You.
“A nossa prioridade é um processo justo e correto. Em Erfurt, onde somos o empregador, comprometemo-nos com manter um diálogo aberto com os nossos empregados, os seus representantes, e todos os parceiros. Vamos iniciar negociações com o Erfurt Works Council com vista a definir um plano social. Juntamente com peritos externos, desenvolvemos um conjunto de benefícios abrangentes e estruturados para apoiar os nossos colaboradores nesta transição”, sustenta.
Em paralelo, a Zalando sublinha que continua a investir em tecnologia de ponta para a logística, nomeadamente automação, bem como em práticas sustentáveis. As mudanças em curso – segundo o comunicado – permitem à empresa continuar a criar valor e a crescer, em linha com a estratégia de médio prazo, que estabelece metas na ordem dos 5 a 10 por cento para a taxa anual de crescimento composta.
Com estes ajustes, o grupo logístico da Zalando compreende 14 centros em sete países.



