O terminal intermodal de La Llagosta, em Barcelona, entrou oficialmente em funcionamento esta quarta-feira, 7 de janeiro, com a chegada de um primeiro serviço procedente de Amberes, na Bélgica. Trata-se de um dos nós ferroviários estratégicos da Adif, apresentado como novo ponto de referência para o tráfego ferroviário internacional em Espanha.
Esta primeira circulação foi antecedida de vários testes com comboios realizados em dezembro. Resultado de uma joint-venture entre o operador suíço Hupac e a filial espanhola TP Nova, a Llagosta posiciona-se como um vetor de expansão das rotas ferroviárias no eixo internacional e ibérico, ao mesmo tempo que absorverá serviços até agora efetuados nos terminais de Morrot.
A propósito, a Hupac anunciou a intenção de recuperar a rota que une Barcelona a Busto Arsizio, em Itália, que havia suspendido em 2023. Esta linha, que partia de Morrot, realizava cinco rotações semanais, mas regressará com apenas três.
Também a empresa Multirail, que operava a partir de Morrot a sua rota entre Barcelona e Madrid, vai transferir-se para La Llagosta, passando de uma frequência semanal a duas, com perspetivas de aumentar para três.
Quando este novo terminal estiver em pleno funcionamento, terá capacidade para operar uma média de 20 comboios diários.



