A PepsiCo anunciou uma parceria com a Siemens e a NVIDIA para transformar as operações das suas fábricas e cadeias de abastecimento com recurso a tecnologia avançada de gémeos digitais e inteligência artificial (IA).
Ao abrigo desta colaboração, estão já em curso testes nos Estados Unidos, prevendo-se a sua expansão global, para aplicação de gémeos digitais nas fábricas e armazéns da empresa de grande consumo.
Num contexto de crescente procura e, por consequência, de maior exigência de produção e distribuição, a PepsiCo está a utilizar estas tecnologias digitais para a simulação de processos e desenho de instalações, visando reequipar a otimizar o espaço físico atual.
“Os modelos de expansão tradicionais são lentos e dispendiosos, o que limita a flexibilidade e a escalabilidade requeridas para satisfazer as crescentes necessidades dos consumidores, impulsionando, ao mesmo tempo, a inovação”, sustenta a multinacional.
O presidente e diretor executivo, Ramón Laguarta, concretiza: “A escala e a complexidade do negócio da PepsiCo, desde a quinta até ao ponto de venda, são enormes. Estamos a integrar a IA em todas as nossas operações para satisfazer melhor a crescente procura dos nossos consumidores e clientes.”
Para esse objetivo, uma das ferramentas em teste é o Siemens Digital Twin Composer, baseado nas bibliotecas NVIDIA Omniverse, utilizado para simular a reformulação das instalações. Esta solução cria um ambiente de metaverso industrial à escala, o que permite depois a aplicação de IA industrial, de simulação e dados físicos em tempo real, para tomar decisões de forma virtual, rápida e à escala. Deste modo, a PepsiCo consegue recrear cada máquina, cada rota de paletes e cada trajetória de operador com precisão física, possibilitando aos agentes de IA simular, testar e afinar as mudanças do sistema, identificando até 90% os potenciais problemas antes de se introduzirem alterações físicas.



