Após ter fechado uma parceria com a Luxmea, a Neolix dá mais um passo na sua estratégia europeia, através de uma aliança estratégica com a Salvador Caetano Auto, que tem como objetivo explorar o futuro da mobilidade inteligente e impulsionar a modernização dos ecossistemas de logística autónoma em Portugal, e além fronteiras.

Esta colaboração terá início com a exploração colaborativa de cenários de mobilidade autónoma, com um foco inicial na validação da integração das soluções autónomas da Neolix em ecossistemas industriais e logísticos.

Ambas as partes partilham uma visão de longo prazo para o desenvolvimento da mobilidade autónoma, por isso, o processo irá iniciar-se com a implementação de uma prova de conceito (PoC) em Portugal, na qual se validarão os cenários em consideração.

As entidades irão colaborar estreitamente com as autoridades competentes, contribuindo para o desenvolvimento do quadro regulatório português para a condução autónoma. A iniciativa visa criar soluções RoboVan para um ecossistema de logística “inteligente, mais eficiente, seguro e sustentável” – pode ler-se em comunicado – com o objetivo de se expandir por toda a Europa.

A aliança está projetada para evoluir para uma parceria estratégica a longo prazo, focada em “impulsionar a transformação do setor”. As empresas irão aprofundar a sua cooperação em co-inovação tecnológica, expansão de mercado e desenvolvimento de ecossistemas. As soluções da Neolix serão levadas até utilizadores europeus através da rede e capacidades próprias da Salvador Caetano Auto.

Um dos objetivos é promover a uniformização e a difusão logística autónoma de baixa velocidade na Europa.

“Ao unir forças com a Salvador Caetano Auto, pretendemos não apenas levar soluções inovadoras ao mercado português, mas também colaborar para moldar o futuro da logística inteligente europeia, contribuindo para os objetivos de desenvolvimento sustentável da região”, afirma Will Zhao, presidente executivo da Neolix.

Por sua vez, o CEO da Caetano Mobility e administrador executivo da Salvador Caetano Auto, Miguel Fonseca, comenta que esta aliança permitirá trazer soluções avançadas de logística autónoma para Portugal e acelerar as soluções locais de logística urbana. “Esta colaboração está alinhada com o nosso compromisso de promover o transporte sustentável e inteligente, e estamos empenhados em trabalhar em estreita colaboração com a Neolix para impulsionar a inovação, criar valor e contribuir para o desenvolvimento do ecossistema de mobilidade inteligente da Europa”.