A Neolix, empresa chinesa especializada em soluções de entregas autónomas, celebrou uma parceria estratégica com a Luxmea, fornecedora europeia de soluções de carga elétrica e mobilidade.

Esta colaboração irá centrar-se na entrega urbana no mercado europeu, tendo a Inteligência Artificial como motor central para construir um “novo ecossistema de logística urbana eficiente, inteligente e sustentável”, pode ler-se no comunicado oficial.

O acordo da parceria estabelece que ambas as partes explorem “plenamente o valor sinérgico dos recursos dos seus clientes”, centrando-se nas necessidades de logística urbana e entrega de última milha dos principais operadores logísticos. Paralelamente, a Neolix irá tirar partido da tecnologia de condução autónoma e das suas tecnologias de IA para potenciar “a modernização inteligente do negócio da Luxmea”.

Os principais produtos da Neolix obtiveram uma certificação da TÜV Rheinland – uma entidade de reconhecimento internacional – e cumprem mais de 20 regulamentos ECE/UE, que permite uma adaptação “flexível” às diversas necessidades de entrega urbana. Até ao momento, já foram implementados veículos autónomos da empresa em 15 países, com um volume acumulado de entrega e implantação superior a 15.000.

Já a Luxmea, as soluções que dispõe de bicicletas de carga elétrica têm “uma base de aplicação madura” no cenário de entrega de última milha, desde os centros logísticos até aos clientes localizados nos centros urbanos. Atualmente, estão em serviço mais de 550.000 bicicletas elétricas desenvolvidas pela empresa em toda a Europa.

Will Zhao, presidente executivo da Neolix, considera a Europa como “um polo estratégico para a logística inteligente global”, e que esta parceria constitui “um passo crucial” na consolidação da sua presença na Europa. “Através da capacitação aprofundada com tecnologia de IA e produtos de veículos autónomos, iremos trabalhar em conjunto com a Luxmea para responder aos desafios da entrega de última milha e proporcionar experiências logísticas mais eficientes e convenientes aos consumidores europeus.”

Por sua vez, Wenjun Lin, diretor-geral da Luxmea GmbH, destaca a “força tecnológica e a vasta experiência operacional em larga escala” da Neolix enquanto complemento para os recursos locais da cadeia de abastecimento e capacidades de integração técnica da Luxmea. “A acumulação tecnológica da Luxmea no controlo e propulsão e no ecossistema de micromobilidade na Europa, combinada com a tecnologia inteligente de IA da Neolix, permitirá alcançar avanços sinérgicos significativos”.